Se você tiver estudando ciência política e de repetente imaginar que está em uma aula de história, fique tranquilo (a), pois isso é nor...

Ciência Política e História

By | terça-feira, junho 12, 2012


Se você tiver estudando ciência política e de repetente imaginar que está em uma aula de história, fique tranquilo (a), pois isso é normal. Pelo menos era normal comigo no começo em que iniciei os estudos da ciência política.

Vem logo em minha, mente minha querida oitava série quando me deparo lendo Webber, Maquiavel, Rousseau, Kant, Montesquieu dentre outras figuras de extrema importância no estudo e análise da política como ferramenta de controle, organização e desenvolvimento social. Entretanto, esse pensamento de que estou no ensino fundamental logo some quando começo a interpretar os textos que não são nem um pouco didáticos como os livros que eu fiz uso em meu ensino fundamental e médio também.
Ciência política: Estudo da utilização de meios de controle e organização no meio social
                                         
Por isso eu comecei a associar a ciência política à disciplina de história só que de forma mais aprofundada e específica, e é ai que está à diferença crucial entre a ciência política e generalidade da história tanto a ‘geral’ quanto a do “Brasil”.

Então um ponto principal entre a diferença entre a ciência política e a história é que a história engloba a ciência política por seu caráter generalizado e específico ao mesmo tempo. Não que a CP não possa ser generalizada, mas seu ponto mais contundente está em sua especificidade em analisar o contexto histórico de forma metódica e padronizada sendo assim mais profunda.
História: A mãe da CP
                          
Com o tempo nós conseguimos diferenciar de forma mais precisa as diferenças entre a especificidade da CP e da História em relação a sua aplicação no meio social, já que ambas possuem essa função, não é mesmo?
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial