Enfim o primeiro período chegou ao seu fim. E com ele também se foram micos, rizadas, decepçõe...

FDS Jurista #1: Fim de primeiro período, balanço geral.

By | sábado, junho 16, 2012

Enfim o primeiro período chegou ao seu fim. E com ele também se foram micos, rizadas, decepções e alegrias. Com o final disso pude ver o quanto as pessoas são sensacionalistas e exageradas sobre como é estudar o primeiro período de direito.

Primeiramente ao se terminar o período letivo o que vem em mente são os amigos que poderão ou não estar na sua próxima turma. Claro que alguns vão sair ou pegar disciplina com outro professor ou até mesmo desistir, porém fica a lembrança dos bons ou maus momentos e a amizade não vai terminar pelo fato de não continuarmos estudando juntos, pelo menos é isso que eu presumo.

Logo em seguida se pensa nos resultados, lógico, e com eles as aprovações nas matérias que são pré-requisitos para as seguintes, como por exemplo, IED (Introdução ao estudo do direito) é pré-requisito para eu poder cursar Direito Civil I (parte geral) no 2º período. Então a preocupação aumenta com o resultado de matérias desse tipo, não que as outras não sejam importantes, mas nada que uma estudada básica não resolva isso.

E depois de se pensar nos amigos e na aprovação em todas as matérias, sejam elas pré-requisitos ou não, vem em mente elas, as tão sonhadas, almejadas e desejadas FÉRIAS! Que por sinal são muito merecidas depois de ter passado por tanta coisa por seis meses seguidos, não é mesmo?

E no final das contas deparamos com aquelas perguntas que fazíamos as pessoas de como seria estudar esse curso e logo de cara elas diziam “É com muita leitura, dedicação e esforço e se prepare pra estudar de verdade”, eu queria dizer que elas estavam erradas, mas não estão. O que está errado é o sensacionalismo com que elas nos passam essa informação.
Se você gosta de ler com certeza não encontrará problemas! Pois com uma boa leitura você aprende
a discernir e com isso melhora seu empenho nas atividades e provas!
Pelo menos comigo foi assim. Quando alguém dizia o que eu citei acima eu pensava que teria de ler as crônicas de Narnia em um dia. Claro que isso não aconteceu, mas realmente a quantidade de leituras que eu fiz nesses seis meses foram muitas, mas sem exageros. Se você escolhe esse curso presume-se que seja admirador da leitura ou que pelo menos goste de ler nem que seja um gibi.

Como eu já gostava de ler não tive problemas com isso, pelo contrário, gostei. Cheguei a ler um livro em um final de semana, ele tinha por volta de 250 ou 300 páginas mas foi por prazer mesmo. O livro era de psicologia jurídica, a minha matéria preferida. Mas se eu quisesse ler em quinze dias eu poderia também, tanto faz.
Agora as tão merecidas férias!

O primeiro período foi, apesar de haver imprevistos e a famosa adaptação ao mundo universitário acadêmico, bastante legal. Agora que estou de férias vou descansar mais e começar a adiantar os conteúdos das matérias do próximo semestre. Então até a próxima! J

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial