terça-feira, dezembro 04, 2012

Amizade: Dar cola ou não?

Oi seres notórios de imenso saber jurídico, hoje vou falar sobre um tema um pouco controverso nas nossas aulinhas queridas: Cola.

Mas, não é sobre a cola em si que quero falar, até porque é muito fácil falar sobre colar, basta anotar na mão, pedaço de papel ou em qualquer outro lugar alguns assuntos da prova e tentar na hora da avaliação ver o que escreveu no papelzinho, na mãozinha, etc.  A questão é: Se um amigo te pede cola na hora "H", você dá ou corre?



As respostas pra essa pergunta serão diferentes, creio eu. Pra alguns, o certo seria dar aquela mãozinha amiga na hora do aperto e dizer as benditas respostas para o colega que não estudou mas quer tirar uma notinha na moleza, no bem bom, nas costas do amigo. Para outros, a resposta é não, que amigo de verdade não dá cola, ajuda de outra maneira, seja fazendo grupos de estudo, seja dando o material para o amigo que falou na aula não se perder no assunto, ou qualquer outra forma que não seja a cola.

Entretanto, para quem não concorda que dar cola seja correto, pode parecer egoísmo para o amigo que está necessitando daquela forcinha e que, dar lição de moral agora, não é uma boa ajuda, já que estamos no final do ano e pra perder matéria é num instante.

E com esse final de semestre chegando, surgem também no meio da colagem, os "amigos de última hora", aqueles que você responde categoricamente que não sabe dar cola ou que simplesmente não vai arriscar tomar um 0 lindo e poderoso do professor pra ajudar um zé da vida que nunca olhou pra sua cara.

Quando estamos de frente à uma situação dessas é bem simples de se resolver, mas... e com seu amigo  que você conversa todos os dias, o que seria correto? O que seria ético? Ajudar naquele momento ou não dar cola por considerar um ato errado e que posteriormente vai estar prejudicando o "colão"? 

Eu particularmente não saberia o que fazer, algumas vezes já dei cola, outras vezes não por perceber que meus amigos poderiam ter estudado mais um pouco mas ficaram ocupados com outras coisas, não é justo você passar a madruga estudando e ter que dar cola pra quem passa a madruga nas farras e boates da vida. Mas algumas vezes não disse não, ajudei, por perceber que realmente não deu pro amigo estudar ai não tem jeito, por ser amigo, mas bem amigo mesmo, dei uma forcinha.

Mas e você? Qual sua opinião? Amigos amigos com prova ou não, ou amigos, amigos, provas à parte?

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *