12.16.2012

Entrei no curso de Direito: O que devo comprar?

Oi gente linda e dedicada do concorridíssimo mundo jurídico, esse post é uma ajudinha para os calouros que vivem perguntando o que devem comprar no primeiro ano do curso de Direito. Primeiramente, saiba que é normal você se sentir meio perdido(a) no começo, mas com o tempo você vai pegando o jeito da coisa ao ponto de não conseguir imaginar vivendo sem o Direito, bom vamos lá.

Para fazer esse post pedi a ajuda da galera top da page sobre o que é realmente necessário comprar e o que não é. Clique aqui para ver todos os comentários. Aliás, obrigado pela contribuição de todos os juristas nessa causa nobre de ajudar ao pessoal que não sabe AINDA o que tem por vir.


Chega de enrolação. Antes de mais nada tudo vai depender de quanto você está disposto a gastar no primeiro semestre. Tem gente que já compra o Vade Mecum mesmo que não seja muito utilizado, mas se você estiver apertado o VM não vai fazer muita falta porque o máximo que o professor vai cobrar são as L.I.N.D.B. que você pode imprimir em casa e levar em sua mochila.


Estamos falando aqui do primeiro ano da Universidade, ou seja, dos dois períodos iniciais que fique bem claro! Então... no primeiro período/Semestre as matérias só mudam de nome mas as principais são Ciência Política e IED (Introdução ao Estudo do Direito). Por essas duas serem as mais importantes, é legal você comprar pelo menos os livros dessas disciplinas.

Mas ai vem a dúvida: Qual livro devo comprar? Vou logo adiantando que isso é muito relativo, tanto é que as opiniões a respeito de livros de IED e CP foram diversas, mas.... podemos mostrar aqui os melhores, lembrando que é sempre bom primeiro ver a bibliografia dada por cada professor! 

De Ciência política podemos citar aqui: Teoria do Ordenamento jurídico do Norberto Bobbio  é um dos principais. Se ainda tiver uma grana sobrando não deixe de ler os clássicos O caso dos exploradores de Caverna do Lon Fuller; O príncipe de Maquiavel; Os clássicos da política; A Política de Aristóteles; Karl Marx "Manifesto comunista" por enquanto está ótimo porque se você comprar mais que isso pode não sobrar tempo nem grana para outras leituras que os professores passam nas aulas. Aliás, muitos desses clássicos estão na web de graça, eu já disponibilizei muitos... qualquer coisa é só entrar em contato caso queira algum que não esteja listado aqui.


E em IED a maioria maciça prefere o livro do Paulo Nader por ser de fácil entendimento (Inclusive eu li e gostei bastante dele). E também se você estiver com grana sobrando junte ao Paulo Nader o livro de IED do Tércio Sampaio por ser mais detalhado ou então o de Miguel Reale. E antes de tudo compre também um dicionário jurídico porque você agora está em outro ambiente de leitura muito mais complexo que aqueles romances de ensino médio, é sério. Tem dicionário jurídico de graça na web caso você use algum aparelho eletrônico nas aulas será muito mais em conta, mas nada impede de você comprar o dicionário físico.

Bom, antes de ir para os livros do segundo período/Semestre, vamos aos preços dos livro acima:

Dicionário Jurídico: PDF grátis | Saraiva

Teoria do Ordenamento Jurídico do Norberto Bobbio: Antes de tudo fique sabendo que existem várias resenhas dele na web, mas é bom ler o livro todo pra realmente ter um embasamento legal. Ele está custando 37 reais +Frete na Saraiva, mas você pode ficar isento(a) de frete se comprar no site e ir retirar em alguma loja física.

O caso dos exploradores de Caverna: Não precisa comprar eu disponibilizei ele em PDF grátis. Faça o download clicando aqui e imprima ou use em seu notebook, tablet etc.

O Príncipe de Maquiavel: Também disponibilizei em PDF, clique aqui e faça o download

Os clássicos da Política (Vol. 2): Baixe em PDF clicando aqui.

A política de Aristóteles: Baixe de graça também em PDF clicando aqui

Manifesto comunista: Baixe em PDF clicando aqui

Agora vamos para IED. O livro do Nader custa 66,70 reais na Saraiva, clique aqui e confira. Mas no  Juridc Book está de 52 reais mas tem a questão do frete, veja aqui .

IED de Tércio Sampaio: Tenho ele em PDF mas é da edição de 2003, se quiser baixar clique aqui. A última edição dele foi a 6ª em 2011 que encontrei e a mais barata está custando R$ 59,10 na Saraiva, confira.

IED de Miguel Reale:  Se for comprar ele é o menos atualizado e mais caro, confira os preços que vão de 93,90 até 124 reais (clique aqui e confira)

Vocês vão gostar muito do curso! Não esqueçam de conferir o post sobre dicas para um calouro do curso de direito. Sejam muito bem vindos!

Confira também: Bibliografia para o primeiro semestre do curso de direito
Confira também (2): Como ter um bom caderno de estudos
Confira também (3): Qual o melhor livro para cada matéria?
Confira também: (4): Começando o curso com o pé direito

46 comentários:

  1. Nossa, obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me ajudou muito esse post!! Confesso que estou nessa fase perdida ahahah Agora vou usar meu dinheirinho da melhor forma. Obrigado!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos no mesmo barco, este site salvou minha pele. xD

      Excluir
  3. Fico feliz em ter ajudado! =) qualquer coisa acesse nosso grupo para pegar material, lá tem livros, resumos e apostilas https://www.facebook.com/groups/diariojurista abraços.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas dicas, estava meio perdida rs ..

    ResponderExcluir
  6. Mim ajudou muito.
    muito obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Realmente ajudou muito! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Ajudou muito, ja baxei tudo! E vâmo que vamô!

    ResponderExcluir
  9. ajudou muitooo mesmo!!! Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado pela sua ajuda. Este post foi sensacional!

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pela sua ajuda. Este post foi sensacional!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado pela sua ajuda. Este post foi sensacional!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Henrique, gostaria muito de baixar os titulos:
    1) Sociologia Geral e Juridica
    2) Fundamentos de Filosofia do Direito
    3)História do Direito
    Autor: Jose Manuel Sacadura Rocha
    4) O Ponto Cego do Direito
    Autor: Rui Cunha Martins

    Ficarei muito grato

    ResponderExcluir
  14. Otima ajuda,sempre que eu precisar buscarei ajuda de voces.! Grata

    ResponderExcluir
  15. Caramba!!! Vcs caíram do céu...era tudo que eu precisava. Obrigada por dispor desse material!

    ResponderExcluir
  16. Caramba!!! Vocês caíram do céu...era tudo que eu precisava. Obrigada por disporem desses materiais!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, indicações para Teoria geral do crime e Teoria geral do processo civil ??? obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Estou muito feliz em ter encontrado pessoas que se disponha em ajudar os outros, estou em uma fase meio perdida, mas chego lá, muito obrigada pela ajuda..

    ResponderExcluir
  19. Obrigada pela a disponibilidade dos conteúdos, pois assim como tantos, também me encontro perdida.

    ResponderExcluir
  20. Esse post me ajudou muito, enfim esse blog é maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  21. me ajudou muito, adorei

    ResponderExcluir
  22. muito bom quando as pessoas ajudam as ouras, parabéns pela ajuda que vocês tem dado aos estudantes de direito. vocês um dia serão recompensados. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  23. adorei estou comercando agora essa carreira ameiiiiiiii

    ResponderExcluir
  24. Olá..muito legal a ajuda de vocês. Puxa, estimula a gente a querer começar o curso amanha.. Estou na fase de projeto, pois esta seria minha segunda graduação e gostaria de trazer o direito para minha vivencia na área de saúde. Porem, sou pai e mãe atualmente e cada centavo e tempo poupado é importante. Portanto, novamente expresso meus sinceros agradecimentos, certa de que não será a unica visita. Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Nossa adorei.... Obrigada pela dica!!! Estou muito interessada em fazer o curso, estou buscando muitas informações sobre, para que ter uma noção quando iniciar.

    ResponderExcluir
  26. Vou começar a fazer direito mas no segundo período será q vou ficar perdida??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taninha. Não se preocupe! O pior que pode acontecer é sua grade ficar bagunçada, mas se você conseguiu equivalência em todas as matérias do primeiro período, indo direto para o segundo, é porque você ou já cursou elas ou cursou matérias semelhantes. Boa sorte! Qualquer coisa é só chamar. Abraço.

      Excluir
  27. Seu blog é genial! É notável seu amor pelo Direito! Já sou fã!

    ResponderExcluir
  28. Amei o blog, já estou comprando na saravia rsrs. Me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Srta Anny.

      Fico feliz que tenha podido ajudá-la.

      Qualquer coisa não hesite em entrar em contato.

      Desejo uma excelente trajetória acadêmica para você.

      Atenciosamente,
      Henrique

      Excluir

Deixe seu comentário.

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts