A partir do momento em que você deseja chegar em "algum lugar", é lógico que esforços devem ser feitos, etc etc etc... e um dess...

[Relatos]: O costume com a pressão

By | terça-feira, janeiro 22, 2013
A partir do momento em que você deseja chegar em "algum lugar", é lógico que esforços devem ser feitos, etc etc etc... e um desses esforços está em se acostumar com as pressões da vida, seja por parte da família, amigos ou sociedade como um todo. No começo bate um medo horrível de não conseguir realizar o que você planejou, mas nada como o tempo para nos fazer acostumar com isso.

Recentemente comecei meus estudos para o concurso do TRE, já vi muitos vídeos e li muita coisa, até agora está tudo nos conformes, mesmo não tendo visto matérias importantes que serão abordadas na prova, porém estou conseguindo ler e entender perfeitamente elas. Só que ultimamente me veio uma pressão psicológica do nada, quer dizer, isso tem um motivo sim e eu vou explicar. Quando termino de estudar o assunto do dia, eu pesquiso temas relacionados e provas anteriores para ver como a coisa funciona e também procuro listas de pessoas que já foram aprovadas no mesmo concurso, era melhor eu nem ter procurado isso. Aqui cabe aquele velho ditado: Quem procura, acha! E eu achei. Pesquisando a lista de aprovados nos TRE's da vida, vi que a coisa era muito, mas muito mais difícil do que eu imaginava. Não estou dizendo que estava esperando moleza mas também não espera que a média dos aprovados é de 9,85-10,00 em uma prova onde uma questão marcada errada anula uma questão correta.



Por esse estilo de prova eu não esperava que alguém marcasse tudo e ainda por cima conseguisse gabaritar. Felizmente em todas as listas que eu pesquisei, somente o primeiro colocado de cada conseguiu essa proeza, mas os seguintes ficavam em 9,9; 9,85 enfim, a diferença era de centésimos e muita gente ficou de fora mesmo tirando 9,7; 9,6... incrível. Se eu já estava meio tenso por ser meu primeiro concurso, agora é que eu fiquei mesmo. Notei que para passar você deve ter um diferencial, não é só estudar o arroz com feijão que todo mundo estuda, você deve estar um nível acima dos demais concorrentes, e pra isso, se acostumar com a pressão de ter muitas chances de não passar é um grande diferencial que pode nos levar à aprovação, bom isso que estou dizendo é baseado em testemunhos de pessoas que conseguiram chegar lá.

Estudar, todo mundo estuda. Mas lidar com essa pressão de notas extremas em uma prova muito importante, poucas conseguem, e isso é muito importante pra poder lembrar de tudo, literalmente, na  hora H. Eu vou tentar diminuir essa ansiosidade pra fazer esse bendito concurso, quero ver como vou me sair. A única experiência que tenho com provas que te colocam muita pressão são os vestibulares da minha época de ensino médio... lembro que passei em 5 vestibulares sendo dois pra Direito (O que eu realmente queria) e eu  normalmente gabaritava todas as questões de humanas mas quando chegava em exatas eu sempre ficava com o pé atrás... eu tinha muito medo de errar os cálculos, tinha medo de marcar o item errado, já em humanas eu não tinha isso, eu ficava tranquilo, lia o enunciado e  de acordo com itens achava tranquilamente o correto. Já em concurso é diferente, você está estudando somente as matérias que você domina e é muita gente pra pouca vaga, isso é que o torna mais difícil que um vestibular ou ENEM... no ENEM basta você fazer bem as matérias de sua área e  ficar acima da média nas que você não tem muita afinidade, já no concurso você tem que fazer bem todas as disciplinas, já que elas estão diretamente relacionadas à sua área de atuação, aqui um erro não é perdoado e por causa de uma questão a menos você desce 30, 40 posições, incrível.

O que eu tenho que fazer é continuar estudando e manter a calma, não posso ficar muito pressionado pois esse é apenas um concurso teste, mas quero estar preparado para no dia pelo menos fazer bem a prova... É... com o passar do tempo os desafios vão ficando cada vez maiores e nós devemos estar sempre prontos pra eles.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial