Um dos maiores fatores que nos motivam a estudar cada vez mais sem dúvidas é o financeiro. Ninguém...

Concurso público, quando fazer?

By | segunda-feira, março 11, 2013
Um dos maiores fatores que nos motivam a estudar cada vez mais sem dúvidas é o financeiro. Ninguém estuda somente porque gosta de estudar, sempre tem um cargo que te motiva a estudar ainda mais, tanto pela estabilidade de trabalhar no poder público e por gostar da profissão (Antes de exercê-la, por afinidade) quanto pelo valor do salário. E isso não te faz um mercenário, a motivação financeira só começa a ser um problema quando só ela é que motiva a prestar um concurso. 

Por exemplo: Teobaldo só vai prestar concurso de defensor público por  causa do valor do salário do cargo. Ai temos um grande mal exemplo, porque Teobaldo não tem como característica a interação e trabalho com vários casos de competência de um advogado, ele gosta mesmo é de ir pra rua, de fazer ocorrências, de bater a bota na porta da favela e dar voz de prisão no mais elegante estilo "Polícia, mão pra cima! A casa caiu malandro!" ou seja, ele queria ser delegado, mas por um delegado ganhar menos que um defensor público ele preferiu essa última opção, mesmo que ele não seja um bom funcionário e não goste nenhum pouco do que faz.

Mas e quando eu devo dar a cara a tapa e prestar um concurso? Assim que surgir a primeira oportunidade. Fazer um concurso também é uma forma de adquirir experiência e ir melhorando nos seus erros com o passar do tempo. Você pode usar um concurso mais "fácil" pra saber como anda seus conhecimentos básicos sobre determinado assunto que será cobrado nele que mais tarde será cobrado no concurso que você realmente almeja "fazer", mas o fato desse concurso não ter chegado ainda não significa que você tenha que ficar parado só estudando estudando estudando, nada como a prática para mostrar como anda seus conhecimentos!

 Às vezes quando lemos algo pensamos que estamos dominando o assunto por completo, mas no primeiro exercício do assunto parece que aquilo é grego! Por isso praticar fazendo outros concursos é uma boa pedida :)

Então não perca tempo, surgiu esse ano algum concurso mas não é o que você queria? Se inscreva pra testar como anda seu saber sobre o assunto. Esqueça isso de "Só faço concurso se eu souber que passo" por acaso você é vidente pra saber quando vai tirar a "sorte" grande? às vezes você acha que foi mal em uma prova e quando vê o resultado nem acredita que é verdade, da mesma forma é um concurso. Ninguém manda bem em tudo, é muito difícil saber quando você vai mandar bem na prova. A regra geral é ir estudando e praticando com outros concursos.


Mas também não vá fazendo qualquer concurso! Dê preferência aos que mais se aproxima do concurso que você tanto almeja, porque se você for fazer tudo que tem pela frente não vai treinar nada, só vai perder seu tempo.

Não sabe quando vai haver concurso em seu Estado? Abaixo está uma lista com 8 sites que informam tudo sobre concursos, vale a pena salvar eles nos seus favoritos! ;)



Central dos concursos:  http://www.centraldeconcursos.com.br/
Concursos Correio Web: http://concursos.correioweb.com.br/
Concursos no Brasil: http://concursosnobrasil.com.br/

*PS: Os exemplos são meramente ilustrativos =)

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial