A nossa democracia não é algo muito recente, pois veio desde nossa separação dos portugueses. Mas ...

O Brasil já exerceu sua democracia de fato?

By | sexta-feira, abril 26, 2013
A nossa democracia não é algo muito recente, pois veio desde nossa separação dos portugueses. Mas não é sobre o surgimento dela que vamos falar hoje, até porque já vimos isso em nossas aulas de história do direito e ciência política etc. A questão é: Já vivemos uma democracia em seus moldes tradicionais, clássicos?

Recorrendo ao sentido da palavra democracia:

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual.
Quando tomamos decisões importantes no campo político por meio de nossos representantes? Quando elegemos os santinhos, eles imediatamente assumem a responsabilidade de nos representar, mas quando foi que isso ocorreu? Por que só ouvimos tristezas (Pra não dizer outra coisa) em tudo que é lugar sobre desvio de verbas, caixa 2, 15º salário enquanto nós ficamos com um salário pífio que mal dá pra satisfazer nossas necessidades básicas? Por que somos obrigados  a votar, se nem metade de nossa sociedade, cá pra nós, tem a consciência de votar limpo? Os interesses individuais estão cada vez mais falando mais alto, e isso reflete muito bem em nossos bons moços e moças que "nos representam" sob o comando das repartições públicas.

É lindo ver a forma como somos tratados por quem deveria nos representar. Em época de eleição, até visita em casa eles fazem, quando passa, não lembra nem de onde você é e muito menos seu nome, se é que um dia eles souberam. A forma representativa dos poderes no Brasil é uma maravilha, e seria perfeito se isso saísse realmente do papel, mas especificamente de nossa constituição. É.. eles estão lá pra hipoteticamente fazer um papel bonito de ser a voz de uma nação, mas quando isso ocorreu de forma plena, ao ponto de fazer um brasileiro(a) abrir a boca e dizer: "Eu tenho orgulho da política de mais País! Estou muito satisfeito(a) com o papel que pelo menos a maioria está fazendo! uhuu"

Infelizmente penso que isso nunca irá acontecer. Primeiro, que não sabemos eleger e o fato de sermos obrigados a votar só faz agravar o fato; Segundo que sempre haverão ovelhas negras em qualquer lugar, até em nosso curso vemos isso; terceiro que dificilmente alguém entra para o ramo da política sem "segundas intenções", com raríssimas exceções, raríssimas mesmo. 

Enquanto isso, vamos fazendo o papel que estamos sendo representados e nossos políticos fingem que estão nos representando. Nós sabemos como solucionar esse problema, apenas não estamos interessados nisso.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial