Uma questão polêmica que temos hoje em dia é a questão de que nem todos teriam o direito defesa, o...

Todos tem direito de defesa, entenda isso sociedade!

By | quarta-feira, maio 08, 2013
Uma questão polêmica que temos hoje em dia é a questão de que nem todos teriam o direito defesa, ou ao menos não poderiam ter pelo fato dos crimes que praticou. Mas, só por cometer um crime uma pessoa perde seus direitos? Onde está a lógica disso?

Por mais que às vezes a vontade seja de não ver um criminoso tendo os mesmos direitos que um cidadão de bem possui, é triste mas lamento informar que ambos são cidadãos e se estiverem com suas obrigações em dia não tem empecilho algum na questão de aquisição de direitos. Todos nós, desde que nasçamos com vida, somos aptos a adquirir direitos e deveres na ordem civil. Então, depois de vivo, cometer um crime pode retirar isso? Se fosse assim o ordenamento jurídico seria um bela de uma bagunça, além de também ter que reformular uma boa parte de novo código civil.

Hoje em dia é um triste fato mas é a pura realidade: Tanto quem está certo quando quem está errado estão com o mesmo peso na balança da justiça. O que muda é a índole e o peso na consciência, já que nem as penas estão mais surtindo efeito. Um cara que entra sabendo furtar, sai sabendo extorquir, latrocinar, aprende mais coisas ruins do que boas nas cadeias, que por sinal já estão abarrotadíssimas.

Mais difícil ainda é a nossa situação diante da sociedade. Nem quero imaginar os nomes que eles dão pra um advogado que decide defender um estuprador, assassino e afins. O interessante é que eles (a sociedade) ligam o caráter do advogado à pessoa que ele está defendendo, tenha santa paciência! Advogado vive de causas e além do mais ele não está fazendo nada mais do que uma obrigação disposta na constituição, ou seja, ele está fazendo justiça. É difícil entender isso?

Particularmente fico triste quando vejo advogados, principalmente os criminalistas, sendo esculhambados por pessoas que não sabem da história a metade. Temos que parar com isso, colocar a emoção de lado e decidir, ou tentar pelo menos, usar a razão para resolver problemas, que por sinal é obrigação de todos, não só de nós juristas. Estamos defendendo o direito e a justiça, somente! Ninguém ao defender um "criminoso" está apoiando o ato dele, mas muitos não entendem isso.

No dia que os direitos forem dados por "merecimento", apoiarei todos que dizem que nem todos deveriam possuir o direito de defesa. Mas é melhor pensar direitinho porque com tanta corrupção, o ordenamento jurídico será um caos, e quem não merecia direitos terá esses direitos. Ou seja, não vai  mudar, aliás, vai mudar sim, pra pior.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial