Eis a questão! Finalmente chegou nossas  cartas de alforria  férias! \o/ E com ela surge o dil...

Férias de estudante de direito: Descansar, estudar ou fazer os dois ao mesmo tempo?

By | sábado, junho 29, 2013

Eis a questão! Finalmente chegou nossas cartas de alforria férias! \o/ E com ela surge o dilema que todos nós vivemos: O que fazer nesse período? Estudar, descansar ou fazer os dois ao mesmo tempo?

Tudo vai depender da forma como você se encontra

Sim, isso mesmo. Para saber se você vai estudar, descansar ou fazer as duas coisas ao mesmo tempo vai depender de como você se encontra. Se seu semestre for tranquilo, você não terá problemas em tirar umas horinhas para pelo menos reler o que você escreveu em seu caderno ou digitou em seu not, tablet, enfim, não encontrará problemas em ler o que já leu e o que deveria ter lido.

Entretanto, tem também uma outra classe que penso que seja a maioria: A dos estudantes que não aguentam mais ler uma página. Nesse caso, o pessoal literalmente se descabelou para lidar com tanto assunto pra estudar na semana de provas, muitas das vezes até pegando estafa. Conversei essa semana com alguns amigos nessa situação, mas que mesmo assim estavam estudando para não correr o risco de perder matéria.

Porém, isso não significa que o fato de estarmos "descansados(as)" iremos estudar ou não. Às vezes (a maioria, na verdade) ocorre que quem mais estudou durante o semestre é que continua estudando mesmo nas férias, variando de caso a caso. Não cabe a nós julgar quem está certo ou não, até porque cada um tem suas prioridades, não é mesmo?

Porque estudar nas férias?

Estudar nas férias não é esse bicho de 7 cabeças. Por estarmos em período de férias, não precisamos estudar da forma como estudamos em pleno período letivo. Atitudes simples como uma lidinha básica daquelas páginas que ficaram sem ser lidas daquela doutrina tal ou então ler o que escreveu no caderno já é uma ajuda. Além disso, ninguém curte as férias 24 horas por dia. 

É perfeitamente normal estudar nas férias, tanto revisando ou adiantando conteúdo do semestre que vem. Estudar não vai fazer você perder suas férias. Entretanto, é como disse lá em cima, tudo vai depender da forma como você se encontra. Se estiver mal por favor não force a barra! Descansar vai te ajudar a render mais! :)

Se tiver dificuldade em planejar os estudos, sugiro que leia o post sobre planejamento clicando aqui

Porque descansar nas férias?

Porque eu, você, nós merecemos! Nos esforçamos muito durante esses 6 meses e pelo menos nesse mês podemos dar uma pausa de tudo isso. Porém, não podemos levar tudo ao pé da letra, estudar não pode ser visto como uma "obrigação". Quanto mais vermos o estudo dessa forma, mais chato será estudar, acredite. Como não se bastasse, se você estiver deveras cansado(a) e com muita vontade de revisar o que já estudou, dê preferência ao descanso. 

Se sua vontade de estudar for muito grande, pelo menos descanse as duas primeiras semanas das férias, afinal você precisa curtir um pouco! Dormir mais horas, sair com a família, amigos, enfim, cada um curte do seu jeito. Depois disso você pode estudar com o mesmo vigor de sempre e não estará com aquela estafa chata pra caramba.

Como resolver?

Olhando pra você! Está bem? O cansaço tá grande? Descansar é prioridade! Não adianta forçar a barra, isso só irá piorar a situação. Mas, se tiver umas boas condições, não tem porquê não dar uma lidinha pra lembrar o que estudou ou adiantar alguma coisa do próximo semestre. A nossa maior preocupação agora somos nós mesmos, estudar é bom, descansar também. Se der pra fazer os dois é uma maravilha, se não der, paciência!

E então, você vai descansar, estudar ou fazer os dois ao mesmo tempo? Boas férias! :)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial