É comum ter dificuldades ao falar em público. Você precisa demonstrar o seu conhecimento para a sa...

4 dicas para apresentar um seminário

By | sábado, agosto 31, 2013
É comum ter dificuldades ao falar em público. Você precisa demonstrar o seu conhecimento para a sala de aula inteira e, ainda pior, para o professor que está avaliando o seu desempenho. Porém, não existe como escapar dos seminários na faculdade e o melhor que você pode fazer é se preparar devidamente para esse tipo de trabalho.

Confira 4 dicas para apresentar um seminário:

1. Não procrastine 

Procrastinar é a tendência de muitos alunos ao receberem um seminário para montar. Porém, se você tem dificuldades ao falar em público, o melhor é que você comece a se preparar assim que o trabalho for designado. Dessa forma, você terá mais tempo de se preparar e absorver a maior quantidade de conhecimento.


2. Escreva o seu discurso 

Escreva o seu discurso como se você já estivesse apresentando o seminário. Isso quer dizer que o seu texto deve ser feito para ser ouvido, e não lido. Sinta-se livre para acrescentar expressões ditas no seu cotidiano e evite a linguagem muito formal nesse momento.

3. Escolha um assunto que você goste 

Se você tiver a oportunidade de escolher o tema para o seu seminário, ótimo. Mas se não tiver, procure estudar o assunto e encontrar uma área que seja do seu interesse para focar a apresentação. Se você estiver falando sobre algo do seu interesse, será muito mais fácil manter a fluência do discurso.

4. Ouça o seu discurso 

Grave você mesmo apresentando e escute o discurso. Assim, você vai perceber se ele está coerente ou muito confuso e terá tempo de fazer as alterações necessárias.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial