Pra quem está começando ou já tem um tempinho é bom ler alguns erros que podem nos prejudicar...

Os 12 maiores erros de um(a) concurseiro(a)

By | sexta-feira, agosto 23, 2013



Pra quem está começando ou já tem um tempinho é bom ler alguns erros que podem nos prejudicar. Então lê ai:


Por IOB Concursos

1. Guiar-se pela remuneração ou pela baixa concorrência

É muito comum o candidato escolher o concurso e o cargo pela alta remuneração ou pela baixa concorrência, mas para tomar essa importante decisão, deve-se levar em questão fatores como sua formação acadêmica, afinidade com o cargo escolhido, a localização da vaga e as funções que irá desempenhar.

2. Esperar o edital para estudar 

Um dos erros mais graves é não começar a se preparar antes do edital. Uma boa forma de começar a estudar é se basear nos editais anteriores e nas disciplinas chaves, que caem em todo edital, assim, quando o edital sair basta ajustar o plano de estudos. Não perca tempo, invista em cursos para concursos, presenciais ou online! 

3. Não ler o edital

Estudar sem saber o conteúdo completo do edital é muito grave, para ter um bom resultado nos estudos é imprescindível estar alinhado com as exigências do edital o tempo todo. Saber o peso das disciplinas, o tipo de prova e a forma de pontuação, pode definir o plano e estratégia de estudo do concurseiro.

4. Não conhecer a banca examinadora

Cada banca examinadora tem suas particularidades. Conhecer a forma de avaliação pode direcionar os estudos e deixar o candidato mais tranquilo na hora da prova. Existem também, bancas que tiram pontos por questão errada, nesse caso, se não souber a resposta é melhor deixar em branco do que chutar.

5. Não fazer dos estudos uma rotina

Estudar tem que ser um hábito diário, deve fazer parte da rotina do concurseiro. As demais atividades devem se encaixar na rotina de estudos e não o contrário.  

6. Arrumar desculpas para não estudar

Não arrume desculpas para não estudar! Ter sempre um motivo para adiar os estudos é um sinal que a aprovação esta comprometida. Protelar é um dos erros mais comuns estre os candidatos, mas cuidado! Não é possível recuperar o tempo perdido e em 90% dos casos, a pessoa não consegue compensar as horas de estudo que deixou para trás. 

7. Não ter um plano de estudos

Estudar sem um bom plano de estudos não é eficiente. Deve-se aperfeiçoar a prática do estudo para otimizar o aprendizado, diminuindo assim, os esforços e aumentando o rendimento. Uma ótima dica é a prática constante de simulados que proporciona um excelente resultado. Um bom plano de estudos deve revisar com frequência o conteúdo estudado, pois um tema visto no início do ano, sem revisão dificilmente será lembrado depois de tantos meses. 

8. Desorganização

Ficar atento à organização pode apontar a necessidade de uma reformulação no plano de estudos atual. Portanto acompanhe seu desempenho. Organize sua vida de modo geral, para se preparar para o concurso desejado, deixe alinhado seu objetivo com sua família, amigos e não se esqueças das finanças.

9. Ser ansioso

A ansiedade mais atrapalha do que ajuda. Prepare-se emocionalmente, principalmente para o dia da prova. Exercícios de respiração e atividade física frequente ajudam a manter o controle.

10. Fazer do concurso a própria vida 

Um dos piores erros do concurseiro é fazer com que sua vida gire em torno da preparação para o concurso, suspendendo o lazer e a atividade física da sua rotina. Exagerar nos estudos faz com que o rendimento seja prejudicado, o ideal é equilibrar o período de preparação com hábitos de vida saudável para manter a mente descansada. Lembre: o concurso não é sua vida, é parte dela!

11. Criar expectativa 

Trace um plano de ação, defina aonde quer chegar e movimente-se, viver sem expectativas não é viver sem objetivos. 

12. DESISTIR



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial