Olá meus amigos e amigas dotados de notório saber jurídico e reputação ilibadíssima! Como estã...

A necessidade de ter um bom plano de estudos

By | quarta-feira, outubro 02, 2013


Olá meus amigos e amigas dotados de notório saber jurídico e reputação ilibadíssima! Como estão indo na semana de provas? Eu já fiz uma e a tensão só está aumentando. Entretanto, não é sobre a minha tensão da prova que fiz que quero falar aqui. Mas com certeza essa prova foi a gota d'água que eu precisava para escrever esse post, então preste atenção nas dicas de amigo que vou dar aqui.

É de extrema importância que nós, ao fazermos o nosso plano de estudos de acordo com a necessidade e disponibilidade de tempo elaboremos um plano isonômico, igualitário. Num plano de estudos não se deve focar mais uma disciplina e deixar outra de lado, todas devem ser estudadas de forma igualitária, com a mesma quantidade de horas! Ah, quando falo deixar de lado não estou dizendo que não é estudar, mas sim estudar com menos tempo do que as demais disciplinas.

Eu, ingênuo como sempre, cai na besteira de enfatizar demais uma disciplina e acabar estudando menos outras. Acabei fazendo isso por conta da dificuldade que eu sentia com as disciplinas que foquei demais até o presente momento no qual escrevo isso aqui para vocês. Acabou que nas disciplinas que eu era fraco eu fiquei forte e na que eu era forte eu tive uma brusca redução de resultados em simulados e exercícios.

Ou seja: Estude as mesmas horas para todas as disciplinas!

É claro que essa discussão aqui só irá servir para quem já tem um plano de estudos ou que está prestes a montar um. Se você ainda não tem, reserve parte do seu dia para planejar e colocar o plano em prática. Então, voltando ao assunto, esse papo de focar nas disciplinas que você mais sente dificuldade é uma faca de dois gumes! Tome bastante cuidado com isso! Pra que vc não acabe deixando de lado as disciplinas que vc estudava mais por gostar delas. 

A partir de agora vou estudar certinho com a mesma quantidade de horas todas as disciplinas de meu semestre. Se você não sabe fazer um plano de estudos bom observe o meu atual e tente fazer algo parecido, sempre obedecendo sua disponibilidade de tempo e necessidade. Eu estudo muito porque demoro muito pra entender as coisas, vc pode ter que estudar bem menos ou bem mais do que eu para entender as mesmas coisas que eu entendi ou tentei entender... Tudo é relativo!

Veja minha tabelinha de estudos:

Dia
Disciplina/Horário
Seg
Civil das 8 as 11 (leitura de doutrina+ vídeos)
Const das 14 as 16
Descanso
Academia+ ir à universidade
Civil das 23 as 24 (exercícios)
ter
Consti das 8 as 11
Processo civil das 13 as 15
Descanso
Academia+ ir à universidade
Descanso
quar
Empresarial das 8 as 11
Penal das 14 as 16
Descanso
Academia+ ir à universidade
Empresarial das 23 as 24 (exercícios)
qui
Penal das 8 as 11
Proc civil das 14 as 16
Descanso
Academia+ ir à universidade
Penal exercícios
sexta
Proc civil das 8 as 11
Civil das 14 as 16
Descanso
Academia+ ir à universidade
Descanso

É importante lembrar aqui um pequeno detalhe: O horário não precisa ser sempre rígido. Eu mesmo quando dormir muito tarde não vou conseguir acordar as oito pra estudar, tudo tem que ser pesado na balança. Vc pode trocar as disciplinas sempre que achar necessário. Pode também alterar o tempo em que vc estuda caso vc trabalhe ou não queira passar tanto tempo estudando. Eu me comprometi de cumprir esse horário a partir da segunda unidade. Como sou concurseiro de plantão eu as vezes diminuo a hora dos estudos da Universidade para acrescentar disciplinas dos concursos nas quais ainda não pego na Universidade, mas o horário pra concurso é tema para outro post. O quadro acima é apenas um exemplo que pode ser mudado a qualquer tempo e a qualquer hora, basta haver necessidade pra isso. Eu estava tentando estudar 8 horas por dia mas isso acabou me prejudicando bastante, por isso reduzi p/ 4 ou 5.

Estudar Sábado e Domingo é opcional. Se vc teve uma semana puxada e cansativa e cumpriu seu cronograma de estudos, descanse. Agora se vc não cumpriu o cronograma... ai é tenso pq é um compromisso no qual ninguém vai te cobrar! Vou tentar cumprir esse cronograma na medida do possível para ver como vou me sair, aguardo os emails de vcs me contando como está sendo o estudo planejado! Abraços.

Qualquer coisa me mande um email para diariojurista@gmail.com que te ajudo a montar uma grade!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial