Prisões nem sempre foram feitas com a mesma finalidade que se têm hoje. Originalmente, serviam como local de passagem entre a detenção e a...

As prisões mais excêntricas do mundo

By | domingo, outubro 20, 2013
Prisões nem sempre foram feitas com a mesma finalidade que se têm hoje. Originalmente, serviam como local de passagem entre a detenção e a condenação efetiva, o que hoje chamamos de prisão preventiva.
ADX-Florence

A mais segura: ADX

A The United States Penitentiary Administrative Maximum Facility(ADX), é considerada a prisão mais segura do mundo. Ela foi construída em 1994, no Colorado, para alojar os piores criminosos do Estados Unidos. Atualmente, a ADX abriga cerca de 500 prisioneiros, entre terroristas famosos, assassinos impiedosos e detentos transferidos de outras penitenciárias por comportamento violento ou tentativas de fuga.
Na ADX as regras são bem rígidas, os presos só tem direito a 9 horas de sol por semana. A interação com outros presos é quase nula e as refeições são feitas dentro da cela.
1236706095_0

A mais familiar: Aranjuez

Prisão de Aranjuez na Espanha é uma das mais familiares de todo o mundo. Nela o preso pode morar com sua família, a prisão tem celas decoradas com personagens da Disney, uma creche e um parque infantil. O objetivo é evitar que as crianças cresçam longe dos pais e também reabilitar os presos pela proximidade com a família.
alcatraz-prisao-famosa-discovery-noticias

A mais famosa: Alcatraz

Essa prisão já foi cenários de muitos filmes de Hollywood e também ficou muito conhecida por não ter registrado uma única fuga em seus 29 anos de funcionamento, até 1963. Ela é considerada a prisão mais famosa do mundo e fica situada na ilha homônima, no centro da baía de São Francisco na Califórnia.

Hoje ela é uma atração turísticas administrada pelo Serviço de Parques Nacionais. Os turistas podem conhecer e fotografar a cela de Al Capone,  grande mafioso da lei seca preso em 1934, por exemplo! Alcatraz foi fechada devido ao alto custo de manutenção, cerca de três vezes mais alto que de outras prisões.
Justizanstalt-leoben-prisao-5-estrelas-discovery-noticias

A mais luxuosa do mundo: Justizzentrum Leoben

Leoben nem parece uma prisão de verdade, parece mais um hotel 5 estrelas. Ela fica na Áustria, abriga um tribunal e tem capacidade para 205 presos. No edifício de vidro e aço inoxidável, as celas são individuais e as áreas comuns oferecem as facilidades de um hotel. Porém, a Áustria é um dos países com os menores índices de violência do mundo. A maioria dos crimes consiste em roubos e fraudes, por isso eles mantém a prisão desse jeito.
prisao-verde-Bastøy-discovery-noticias

A mais ecológia: Bastoy

Diferente da ADX, Bastoy está na ilha homônima situada na Noruega. Essa penitenciária é famosa por ser a mais ecológica do mundo. O edifício recicla materiais e reduz suas emissões de carbono com painéis solares que suprem cerca de 70% de energia usada para o funcionamento da prisão. Os presos cultivam em pequenas hortas seus próprios alimentos, tudo orgânico e livres de pesticidas. Os detentos também podem praticar esportes como: tênis, equitação, natação, atletismo e etc.
Sark-prison1

A menor do mundo: Sark

A prisão de Sark, localizada na ilha de Guernsey, uma dependência da Coroa Britânica no Canal da Mancha, foi construída com pedras em 1856 e é considerada a menor prisão do mundo. Ela tem capacidade de abrigar apenas dois detentos. Sark é utilizada apenas para pernoites de presos de cometem pequenos delitos.
San-Pedro-Prison-La-Paz

A mais capitalista: San Pedro

Não é só na Noruega que você pode viver no LUXO! Na penitenciária de San Pedro que fica em La Paz, na Bolívia também! Mais de mil detentos vivem e trabalham atrás de grossos muros e portas de segurança. Em San Pedro os detentos podem morar com a família e todos podem se dedicar ao comércio e/ou outras atividades típicas de qualquer cidade, como se estivessem em liberdade. Não existe guardas de segurança, nem grades em celas, algumas delas têm banheiro privativo, cozinha, TV a cabo e internet. Mas tem um porém, se quiser morar na melhor ala é preciso pagar por isso. Ou seja, em San Pedro se quiser viver muito bem tem que respeitar os preceitos do mundo capitalista. Caso contrário, o preso permanece na ala pobre ou melhor, na periferia da prisão.
prisao-de-kresty-discovery-noticias

A mais povoada: Kresty

Kresty é uma das prisões mais populosas do mundo. Sua capacidade é para três mil presos, porém ela abriga mais de onze mil. Cada detento dispõe apenas de quatro metros quadrados de espaço e quinze minutos de banho de sol por semana. Situada em São Petersburgo, na Rússia, ela oferece as piores condições de confinamento. Em 2006, na época em que era ex-presidente, Vladimir Putin anunciou que a penitenciária seria transferida para uma nova instalação no Distrito de Kolpinsky – mas até o momento, ela continua funcionando no mesmo lugar de sempre.
San_Quentin_Prison

A mais cara: San Quentin

Ela é avaliada em mais de cem milhões de dólares, ocupa terrenos na região mais valorizada da Baía de São Francisco e provavelmente será transferida para outro lugar. Tudo isso difere do comum, onde prisões ficam localizadas em pontos distantes de cidades, em regiões geralmente desérticas e pouco urbanizadas. San Quentin, já foi palco para shows de Jhonny Cash, onde foi gravado o CD “Live at San Quentin” e o Metallica gravou o clipe de St. Anger que contou com a participação de diversos presos e também fez um show no local para todos eles.
606x341_229248_dancar-com-as-barras-de-aco

A mais divertida: Cebu

Para finalizar, a prisão de Cebu, que fica nas Filipinas, destaca-se por abrigar os detentos “mais divertidos do mundo”. Certo dia o diretor da penitenciária resolveu assistir “Um Sonho de Liberdade” e tudo mudou! Ele achou que a música seria uma boa terapia e criou um programa que ensina coreografias aos presidiários. Elas são apresentadas em eventos culturais e/ou de caridades. A iniciativa fez tanto sucesso que foi aderida por mais de mil presos. Uma das apresentações mais famosas é a de Thriller do Michael Jackson
via:proibidoler
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial