Antes de começarem as polêmicas eu vou dizer logo a resposta: Sim e não. Vamos ver os porquê...

Estudar no dia da prova funciona?

By | quinta-feira, outubro 10, 2013


Antes de começarem as polêmicas eu vou dizer logo a resposta: Sim e não. Vamos ver os porquês

Estudar em cima da hora, no último dia, quando na verdade era para estar revisando o assunto não é uma prática pouco realizada hoje em dia. Inclusive isso pode dar certo sim, inclusive no curso de Direito. Existem disciplinas (que não vou citar para não gerar intrigas com as pessoas que gostam delas) que não exigem um alto grau de dedicação e esforço e que você consegue sem nenhum problema estudá-las no dia da prova.

Mas pra isso é necessário algumas coisas como por exemplo: Ter tudo dessa disciplina anotado no caderno e ter todos os exercícios e tarefas que os professores fizeram no decorrer do período anterior à prova (nada de ler doutrina nem ver vídeo num momento desses, veja depois!). A maioria dessas disciplinas encontram-se nos períodos iniciais do curso. Se você estava se achando expert por estar achando algumas disciplinas extremamente fáceis ao ponto de conseguir nota boa estudando no dia... Lamento te informar mas qualquer um conseguiria também.

O curso de Direito não é um bicho papão como muitos dizem por ai. Nem tudo é difícil. Da mesma maneira que existem disciplinas extremamente difíceis (a maioria), existem também disciplinas fáceis (a minoria), sendo essas últimas as vítimas dos estudos em cima da hora e com sucesso.

Pode haver um caso onde a pessoa possa conseguir nota boa estudando em cima da hora uma disciplina com um grau de dificuldade maior? Claro que sim. Se o professor não cobra letra de lei e de doutrina e ensina na base dos esquemas que ele faz no quadro é perfeitamente possível que o aluno consiga um bom rendimento estudando no dia da prova.

Além disso, por mais que a maioria não concorde, nem todo mundo deixa pra estudar em cima da hora por mera irresponsabilidade. Há pessoas que realmente não possuem tempo disponível para sequer dar uma lidinha no assunto, seja por causa do trabalho ou seja por causa do trabalho+ falta de organização (tenho amigos que trabalham e estudam muito mais do que alguns amigos meus que só fazem "estudar", se é que me entende).

Para se dar bem estudando no dia da prova tudo dependerá do professor e do material que você tem em seu caderno. Tendo tudo anotadinho e o professor não cobrando nada fora dos esquemas que ele faz você conseguirá se sair bem (geralmente quando o prof passa muitos exercícios a prova está baseada neles). Não tem mistério. Mas é sempre bom lembrar que o ideal é estudar todos os dias nem que seja bem pouco. Pois, do mesmo jeito que existem disciplinas que vc consegue bons resultados estudando no dia da prova, existem disciplinas que simplesmente é impossível conseguir esse feito. E se o professor é muito exigente então...

É nesse ponto que surge aquele velho jargão: Quem faz o curso é o aluno. E isso realmente é verdade. Alguns só estudam se o professor complicar bastante, outros estudam independentemente do professor. Se você tem tempo pra estudar todos os dias, ESTUDE! E se você trabalha aprenda a valorizar o tempo que tem e organize-se! Afinal você quando entrou no curso de Direito sabia que teria de estudar bastante. No final tudo será cobrado na prova da OAB e os concursos públicos que você fará, não esqueça disso.

OBS: Estou falando dos estudos da Universidade. Para concursos públicos é simplesmente impossível admitir a ideia de que alguém passe estudando em cima da hora. Com raras exceções. Raríssimas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial