10.02.2013

OFICIAL: Repescagem para o exame da OAB é aprovada e entrará em vigor já no próximo exame



O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou nesta terça-feira (1º) uma alteração no Exame de Ordem que permite que o candidato reprovado na segunda fase, a prática-profissional, aproveite a aprovação da primeira fase. Dessa forma, no exame seguinte o bacharel terá a chance de se utilizar dessa aprovação da primeira fase e fazer de novo somente a segunda fase. A regra vale somente para o exame subsequente na qual o candidato foi reprovado.


Segundo o coordenador nacional do Exame de Ordem, Leonardo Avelino, a mudança atende uma necessidade pedagógica do processo seletivo. "Pedagogicamente não era inteligente que o candidato fizesse novamente a primeira fase, já que ela demonstra posse de conhecimentos gerais para o exercício da advocacia. Este candidato tem de se dedicar à prova prática."

Avelino não acredita que a novidade vá impactar os índice de reprovação do exame. Segundo ele, os candidatos aprovados têm sucesso logo na primeira tentativa, e os que reprovam na estreia têm mais dificuldade de ter sucesso depois. "Não acho que teremos mudanças significativas nos índices, para isto ocorrer é necessário mudanças no ensino jurídico."

A OAB também aprovou a alteração que permite que os estudantes do nono e décimo semestre prestem o exame. As mudanças já valem para o XII Exame de Ordem que começa em dezembro deste ano.

XI Exame de Ordem

Na segunda etapa (prova prático-profissional), os bacharéis precisam responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional na área do direito em que optaram no momento da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.


No XI Exame de Ordem, edição mais recente que ainda está em andamento, mais de 101 mil bacharéis em direito se inscreveram. Pouco mais de 19 mil passaram para a segunda fase. A prova da segunda fase será no dia 6 de outubro, com início às 13h (horário de Brasília).


Sugestão da leitora Janaine


A batalha que estava sendo travada por muitos estudantes finalmente ganhou corpo e se concretizou. Agora quem for aprovado na primeira fase do exame da ordem e acabar sendo reprovado na segunda poderá ir diretamente para a segunda fase do exame seguinte, nada mais justo. Com certeza o número de advogados e advogadas triplicará, preparem os cintos.

4 comentários:

  1. Olá! Lamentável decisão da OAB: basta de incompetência profissional na área da advocacia!!! Deveriam, sim, implantar 5 fases no exame da OAB, como em concursos públicos (ex: magistratura, promotoria, etc.) visando melhorar o preparo técnico/jurídico dos profissionais do Direito. Atenciosamente...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo acredito que você só passou na OAB

    ResponderExcluir
  3. Essa mudança só será válida para o próximo exame? quem faltou ou reprovou na prova prática do XI exame não pode aproveitar a segunda fase do XII ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts