Mais um caso curioso para decifrarmos! Venho por meio desta postagem relatar o meu causídico a res...

Controvérsia: Curtir processo penal e olhar com cara feia pra direito penal.

By | sábado, novembro 23, 2013
Mais um caso curioso para decifrarmos! Venho por meio desta postagem relatar o meu causídico a respeito de minha relação com direito penal e direito processual penal. Por mais que as más línguas tratem de forma homogênea a relação entre ambas, eu não vejo os dois da mesma forma... Eu curto demais direito processual penal, embora não curta muito, pelo menos por enquanto, direito penal.

No direito penal eu discordo de quase tudo, partindo dos princípios até a dosimetria. Já no direito processual penal eu vejo tudo correndo perfeitamente como se fosse uma orquestra sinfônica... Os prazos, saneamento, sentença e execução ficam estupidamente mais lógicos do que o querido direito penal que faz mais um enorme sucesso entre a garotada jurídica!


Não vou dizer que não gosto porque não estudo, até porque isso seria uma tremenda de uma mentira cabeluda. Eu estudo bastante direito penal, até porque não quero perder disciplina num momento desses, mas sinceramente eu vejo muitos erros que com certeza outras pessoas visualizam mas nada falam. Por incrível que pareça, não sou contra os princípios que beneficiam o réu, mas sim os princípios que relaxam a condenação como por exemplo o regime de progressão de pena. Ainda vou ter que estudar muita filosofia penal para pelo menos aceitar esse fato de que se você foi condenado a X anos, você não cumprirá X anos. Mas cara, não é melhor fixar uma pena na qual o futuro preso cumpra-a integralmente? Pra quê tanto desgaste? :(

A lógica processualista me encanta, acho que é por isso que curto processo penal. Enfim, divergências à parte, vou prosseguir meus estudos para o concurso de estágio da justiça federal aqui de meu Estado, Sergipe. Infelizmente não deu para estudar o edital corretamente por conta de semana de provas e atividades de extrema importância como por exemplo o fim de minha iniciação científica (que depois tratarei disso mais calmamente). A prova da Justiça Federal é amanhã, vou ver o que faço com penal e vou tentar terminar o assunto de processo penal.

Um fato é que pra quem pretende ser Juiz, não é legal ficar perdendo tempo em desgostar de uma matéria mas sim gostar menos, rsrsrs. Não adianta ser hipócrita e falar pra estudar o razoável, é necessário saber tudo do assunto do edital de trás pra frente, de cor e salteado! Então vou ter que engolir a lógica penalista e tentar entender mais estudando mais.

O que não podemos fazer é deixar de estudar algo pelo fato de não estarmos gostando do que estamos vendo, muito pelo contrário, temos que estudar ainda mais! 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial