Olá amigos e amigas! Fiz esse post para tirar uma dúvida básica pra vocês nunca mais confundi...

Diferença básica entre arresto e sequestro

By | sexta-feira, fevereiro 21, 2014


Olá amigos e amigas! Fiz esse post para tirar uma dúvida básica pra vocês nunca mais confundirem arresto com sequestro... Vamos lá:

Primeiro: Ambas são medidas cautelares p/ a proteção do bem no processo de conhecimento ou execução. Arresto: Conservação do bem patrimonial do demandado, querelado (devedor) para que fique assegurado o pagamento da dívida. Já o sequestro é apenas um modo de assegurar que a coisa que será entregue futuramente ao demandante esteja intacta no momento da entrega, ou seja, é apenas pra preservar a entrega do bem. No arresto ninguém liga pro bem em si, liga pro dinheiro. No sequestro o bem patrimonial em si é o que importa (sua conservação é por isso). Sequestro = Bem específico; Arresto= Qualquer bem ou conjunto de bens que sejam do valor da dívida.

Vamos fazer uma situação hipotética: Eu devo a você 10 mil reais e você vendo que estou fazendo esbulho com todos os meus bens decide entrar com arresto/sequestro. Vamos fazer uma situação pra cada. Se o que importa pra vc é pegar minha TV de 10 mil e ELA SATISFAZ A DÍVIDA e você fica sabendo que eu vou dar um tiro de bazuca nela amanhã só pra não correr o risco de te dar você entrará com SEQUESTRO porque seu interesse é SOMENTE naquela TV em específico. Já se nada que eu tiver lhe interessar em específico você entra com ARRESTO pra juntar tudo que tenho e dar o montante de 10 mil, entendeu? No arresto vc pensa assim: "Foda-se o que ele tem, quero meus 10 mil nem que ele venda tudo" já no sequestro você pensa assim "Foda-se o que ele tem nada, quero aquela tv a todo custo, afinal ela é o valor exato da dívida".

 No sequestro você tem interesse num bem, no arresto você só quer a grana, é simples.

 Dica de amigo: A maioria dos casos de sequestro são em ações de execução de entrega da coisa... Já no arresto o bem (ou os bens) são confiscados pra garantir a EXECUÇÃO DA QUANTIA. Logo, no arresto o bem pode ser substituído já no sequestro não pq você quer algo em específico (no caso minha tv). Espero que tenha ficado claro. Processo civil é vida ♥
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial