Salve salve galera jurídica desse Brasil! Hoje vamos tirar um dedinho de prosa da tal motivação...

Motivação nos estudos faz diferença?

By | sábado, maio 03, 2014

Salve salve galera jurídica desse Brasil! Hoje vamos tirar um dedinho de prosa da tal motivação para estudar e se realmente isso tem algum impacto em nosso rendimento. Então vamos lá. 

O que é estar motivado?

Ai já começa o problema. O ser humano é muito subjetivo, e não poderia ser diferente, logo, uma conceituação acerca do que venha ser estar motivado não servirá para 100% das pessoas assim como uma opinião doutrinária também não serve ou não agrada a todos não é mesmo? Então.


Em poucas palavras podemos dizer que estar motivado é estar  de bem com a vida, isto é, com as baterias carregadas em níveis elevadíssimos de determinação, foco e vontade de vencer, sem esquecer da disposição em colocar todos, ou quase todos planos de estudo em prática.

O estado de motivação faz com que nada do mundo exterior consiga ser mais forte que sua disciplina em continuar estudando sem deixar o foco perder a linha. Quando você está motivado a hora passa logo, o assunto fica mais simples de ser assimilado e o universo finalmente começa a conspirar em nosso favor.

Como conseguir chegar à motivação?

Isso também é bastante subjetivo. Cada um(a) sabe o que lhe faz feliz e o que te estimula a continuar nesse caminho árduo que é o jurídico. Seja por fatores financeiros  pessoais, trabalhistas ou a vontade imensurável de contribuir com o judiciário brasileiro. O que todos temos ou deveríamos ter em comum: O foco no que nos faz estar virando noites e copos de café ou energético para entender o pensamento de fulano ou de algum tribunal. A sociedade está ali do seu lado a cada copo virado depositando a esperança de que você não seja mais um, mas faça a diferença na vida das pessoas que passarem por você na posição de operador(a) do direito.

Por que você está fazendo tudo isso? Qual é o seu propósito? Pense todos os dias nisso e veja o fato dos dias passarem como significado de que o seu tão esperado dia esteja cada vez mais próximo de você. Talvez isso seja o maior responsável pela sua motivação. E aos que almejam um bom concurso,  lembrem-se: Quando você estiver com preguiça de estudar, 300 concorrentes estão estudando nesse exato momento de sua preguiça e se isso não te motivar tira um extrato de sua conta bancária, pode ser que te motive ou pra ter mais do que já tem ou pra ter o que nunca teve. 

Cada um sabe como chegar, basta pensar e agir pra realizar os seus sonhos. Só saber o que você quer não adianta, é necessário saber que sacrifícios deverão ser feitos pra chegar lá e você deverá fazer sem reclamar, afinal você não é obrigado a isso, existem várias outras profissões por ai que dão menos trabalho. Mas se é isso que você quer, reclame menos e estude mais.  

Como se manter motivado?

Talvez esse seja o estágio mais difícil entre todos que abordamos até agora. Não adianta muita coisa você saber o que quer, saber que sacrifícios devem ser feitos pra chegar lá, estar disposto naquele momento a fazer os devidos sacrifícios pra chegar mas não consegue manter esse feeling com consistência. Assim como você, eu também tenho muita dificuldade em manter a motivação por muito tempo porque sempre acaba surgindo algo que acaba tirando o seu cavalinho da chuva.

Se for necessário, descanse. Mas não desista!

Talvez isso seja normal, o que não pode acontecer é deixarmos nossa motivação dormindo por muito tempo porque sabemos que o direito não socorre aos que dormem. Às vezes é melhor dar uma pausa pra descansar, tirar um tempo pra si pra resolver seus problemas e depois retomar os trabalhos em busca de um sonho. Talvez também a motivação consistente não signifique ser uma motivação constante, mas sim uma na qual você deve saber a hora de parar e a hora de recomeçar. Obstáculos não faltarão em nossos caminhos e algumas derrotas fazem parte desse caminho delicado. Cabe a nós fazermos bom proveito disso aprendendo com nossos erros ou conseguir a proeza de aprender com erro alheio. Eu particularmente sonho com isso, uma vez que faço parte do time que só aprende apanhando.

Aquele concurso não deu? A prova não foi como você esperava mesmo estudando bastante? Quem sabe seu método de estudos não esteja mais te prejudicando do que ajudando? Algumas mudanças no roteiro fazem parte desse caminho. O que não pode mudar é o fim dessa estrada que é a mesma para todos. Mas até lá temos muito o que fazer e não podemos deixar que nossos problemas nos impeçam de conseguirmos soluções. Na vida não vence quem mais bate, mas sim quem mais aguenta apanhar, vi isso num filme e concordo plenamente. Temos que ser teimosos!

Vale a pena passar por tudo isso?

Depois de dar uma conferida no quesito motivação, cabe a você pensar se isso pode ou não fazer a diferença. Para alguns isso é uma tremenda de uma frescura, já para outros isso faz muita diferença mesmo. Mas e pra você? É necessário que você tenha uma posição na vida pois se está lendo isso com certeza está em busca de algo maior pra você cuja motivação pode ser a solução. O fato de você estar motivado não significa que você não tem problemas ou tem uma vida perfeita, mas sim tem ciência de que possui inúmero problemas e obstáculos mas sabe que eles são minúsculos diante de sua força de vontade de determinação pra vencer. Valorize-se todos os dias, acredite em você e em seu potencial. A motivação deve ser usada em doses homeopáticas frequentemente, é como água. Quem sabe o problema não esteja ai? Levante a cabeça e continue a trilhar o seu caminho, não importa quantas vezes você tenha que se levantar pra isso. Lembre-se que você não estuda apenas por você, você estuda por toda uma sociedade. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial