Canal no youtube surge como nova ferramenta de aprendizagem do direito penal. Galera, recente...

Penal é legal: Um novo canal feito para quem estuda as ciências penais

By | sábado, maio 24, 2014
Canal no youtube surge como nova ferramenta de aprendizagem do direito penal.
Galera, recentemente surgiu um novo canal no youtube do professor de Direito penal, Marlon, que eu já vinha querendo falar um pouco dele aqui no blog mas não conseguia tempo pra isso. 

Ainda continuo sem tempo, mas como minhas provas começam quarta vou aproveitar esse sábado para falar um pouco sobre esse canal que com certeza merece sua audiência.





Resoluções de questões comentadas

Uma das séries do canal Penal é legal é a resolução de questões (obviamente que versem sobre temas de direito penal) acompanhada de uma explicação mais detalhada sobre o assunto abordado. Aqui, primeiro o professor pergunta depois fornece um tempo para que todos que estejam assistindo pensem um pouco acerca da resposta e logo após o gabarito e a explicação são fornecidos para tirar as dúvidas que restaram.

Imagem: Youtube/ Penal é Legal

Um dos pontos altos do canal é a forma simples e objetiva das explicações que fogem ao velho e muitas vezes burocrático juridiquês. Todos nós sabemos que nem mesmo todos os bacharéis e operadores do direito sabem manejar com isso, imagine então os(as) concurseiros(as) que nem formados na área jurídica são. A área dos concursos chama a atenção de muita gente, engana-se quem pensa que só formados e formandos em Direito prestam concursos na área jurídica. Então, o professor com sua objetividade consegue agradar gregos e troianos. No final todo mundo sai ganhando! \o

Paródias jurídicas

Outra ótima sacada do Professor e Advogado Marlon consiste na utilização de paródias jurídicas com ritmos da atualidade. Antes de tudo é preciso lembrar que ele é professor e não cantor, viu gente? Mas até que para uma pessoa que não é profissional da música ele canta muito bem. No final de tudo o que vale é o que você aprendeu. Mas é bom lembrar que o caráter dos temas abordados pelo Marlon é apenas para revisar o que você com certeza já leu nas suas doutrinas(...) 

Imagem: Youtube/ Penal é Legal

No canal já estão disponíveis algumas paródias jurídicas que você pode conferir clicando aqui. Lembrando que na descrição dos vídeos das paródias você pode baixar gratuitamente as músicas e ouvir em qualquer lugar. Eu recomendo ^^

Atualizações legislativas 

Além de postar vídeos periodicamente respondendo e comentando questões de Direito penal cobradas em diversos concursos e  elaborar paródias jurídicas o(a) youtubespectador (a) (é assim que eu chamo quem assiste vídeos no youtube :P) pode conferir comentários do professor a respeito das novas leis penais que vão surgindo. O bom disso, principalmente para quem não curte muito o direito penal, é que as explicações não são massivas para informar o que mudou e qual será de fato o impacto das mudanças que nossos legisladores fazem.
Imagem: Youtube/ Penal é Legal
Um exemplo disso é o vídeo recente intitulado Será o fim do Dolo Eventual no Trânsito? - Lei 12.971/14 no qual ele descreve: "A Lei 12.971/14 irá alterar o CTB trazendo a Direção sob o Efeito de Álcool para o conceito de Homicídio Culposo. Também criou agravantes para os Rachas que causarem Lesão Corporal Grave ou Morte. Resta a dúvida. Será que a alteração elimina o enquadramento do homicídio cometido nestes casos no conceito de Dolo Eventual?" Se quiser conferir clica aqui.

Conclusão

Diante dos fatos mencionados na exordial do presente post, é nítido o fato de que o canal supracitado merece seu acompanhamento seu lindo e sua linda que ama o direito e que quer sempre aprender algo a mais, penal, especificamente. Não faço parte do time que tem penal como matéria favorita mas mesmo assim bato palmas para o trabalho do Professor Marlon que ajuda muita gente com seu trabalho altruísta para nós estudantes e operadores do Direito.

Segundo informações do próprio canal que já conta com mais de 800 fiéis seguidores, você pode conferir vídeos novos todas as terças e quintas. Então, essa foi a dica de hoje. Para se inscrever no canal clique aqui. O endereço da página do Penal é legal vocês conferem abaixo:


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial