Se tem uma coisa que é de suma importância para nós acadêmicos e acadêmicas de Direito chama-se planejamento. É através dele que iremos co...

O que é mais importante na hora de planejar os estudos?

By | quinta-feira, junho 12, 2014
Se tem uma coisa que é de suma importância para nós acadêmicos e acadêmicas de Direito chama-se planejamento. É através dele que iremos colocar nossas metas em prática, chegando cada vez mais perto da realização delas.

Porém, surge ai um questionamento: Como fazer o planejamento correto? Quantas horas de estudo? Quantas matérias por dia? E por ai vai. Logo, precisamos saber, diante de tantas perguntas, qual resposta é a mais importante. E então, o que é mais importante para você na hora do planejamento de estudos?

Já disse aqui uma vez que estudar bem não é estudar muito. Partindo desse ponto podemos filtrar a seguinte informação: Não importa quantas horas você estuda, mas sim o quanto você consegue render durante essas horas.


O que voga não são as grades, esquemas e horários mirabolantes... O que voga é você. Você está bem consigo mesmo(a)? Você acredita em si? Você enxerga a real possibilidade de que aquele cargo tão sonhado está a um passo de você? Se você não consegue enxergar isso de nada vale todo esse treinamento porque o fator emocional conta e muito. Seja uma prova da Universidade, da OAB ou de concursos... Você não tem nenhum conhecido  que é inteligente mas que não consegue ter resultados proveitosos, enquanto outros mais medianos conseguem? Pois é, as vezes só saber não basta, é preciso acreditar que vai dar certo. 

Isso aqui não é post de autoajuda, é um post que pretende ascender em você que sabe que domina nem que seja parcialmente o assunto mas não consegue obter frutos desse aprendizado um sinal amarelo. Muitas vezes vejo pessoas que vão prestar concurso dizendo que vão fazer por fazer, que vão fazer a oab por fazer... porra cara, você é tão incapaz assim ao ponto de não acreditar em si mesmo e no seu potencial? Você pode até não ter estudado o tanto quanto queria/deveria (cabe aqui uma pausa pra você conferir o link do começo do post para "replanejar" seus estudos), mas pra que você fica se desestimulando tanto? Logo você? Será que o mundo já não faz isso o bastante criando cada vez mais obstáculos na sua caminhada? Será mesmo que você precisa complicar ainda mais?

Estudar não é fácil, todo mundo sabe que não é. Mas pode ficar ainda pior quando quem mais deveria acreditar em você NÃO ESTÁ FAZENDO ISSO. E dai que você não passou de primeira? E dai que o sobrinho do primo do neto do irmão da sua vizinha passou de primeira? O que você tem a ver com isso? Por acaso o fato dele ter passado de primeira implica numa obrigação sua de fazer o mesmo? Não entra nessa vibe irmão, você só vai se prejudicar.

É por isso que não é bom ficar jogando aos 4 cantos os planos que você tem em mente,  principalmente se forem audaciosos. A inveja pode estar do seu lado e você nem sabe. Sabe aquelas pessoas que dizem: Rapaz, pra que fazer esse concurso/OAB agora? É caro demais, não vale a pena, é um roubo... Rpz essa profissão não foi feita pra você, é muito perigosa... Rpz... Será que vale mesmo esse sacrifício seu de deixar de curtir a vida pra ficar estudando? Depois morre e não faz nada... Pois é, cuidado com esses conselhos porque: 1ª Se o valor da inscrição é caro, prova que o salário vai ser maior ainda; 2º Não existe profissão que não tenha nenhum perigo no Brasil, você nesse exato momento pode ser morto com um tiro de bala perdida, pelo menos trabalhando no que você quer vc combaterá isso e 3º Você vai ter muito tempo pra curtir suas férias na Europa enquanto eles continuam na mesma baladinha da esquina.  Aliás, quem disse que estudar é um martírio? Quem pensa que vai deixar de estudar quando for advogado, juiz, promotor está redondamente enganado (meme do compadre wash aqui...). Sem contar que você vai fazer o que sempre sonhou, nada mais justo que seja bem recompensado por isso.


Por isso é preciso que repense urgentemente o que é foco pra você. Foco é saber ouvir de tudo mas ao mesmo tempo filtrar o que realmente é proveitoso pra você. Comece acreditando que é possível e depois faça ser possível! Se organize, monte sua grade com humildade, nada de forçar a barra estudando que nem doido(a) porque não vai render. Quantidade não é qualidade! Tem gente que com duas horas rende mais do que quem fica o dia todo estudando. Cansou? pare! Você precisa recarregar as energias. E nada de sair contando pra todo mundo que você montou um programa de estudos pro próximo TRF porque olho gordo existe, acredite! E se a situação é tão crítica ao ponto de você achar que é impossível pensar positivamente pro seu problema, recomendo ler esse artigo. Vai te ajudar bastante!

É preciso também saber a hora para o seu lazer, e quando escrevo isso não estou dizendo pra você encher a cara na próxima festa que terá em sua cidade. Cinema, passeios no parque, caminhadas ao ar livre entre tantas outras opções estão ai pra isso e são  praticamente de graca. Lazer não significa necessariamente bebida alcoólica e som alto no pé do ouvido, não mesmo.

Esses problemas não se aplicam apenas ao mundo Universitário e dos concursos, mas pra OAB também. Quase sempre recebo emails solicitando planos de estudos seguidos de desabafos que chegam a cortar o coração (e olhe que não sou do tipo sentimental), sendo que na maioria das vezes é a pessoa com o problema que o complica mais ainda. Pare um pouco e veja se isso não se aplica no seu caso... Qualquer coisa você já sabe, clica na opção contato lá em cima do blog e vamos conversar.

Bom, não vamos ficar apenas nos conselhos sentimentais não é? Afinal eu disse que PRIMEIRO você tem que acreditar que é possível e DEPOIS fazer o possível ser possível. Logo, isso requer organização, ou seja, um cronograma detalhado para que você consiga esgotar as disciplinas no período correto. Como não sei qual concurso você quer, vou ajudar na prova que praticamente todos os estudantes de direito fazem: A OAB. Vou deixar uns links de cronogramas de estudos para que você baixe e se organize. Mas atenção, não crie neura! Adapte à sua rotina! Se não conseguir alterar os horários do cronograma me chama por email que eu te ajudo.

Eu salvei no mega esses cronogramas. Serve para 40, 60, 90 e 120 dias antes do exame. Clique aqui e bons estudos. Lembrando que é apenas um apontamento, você pode fazer as modificações necessárias. Até a próxima!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial