Bom, esse post é genuinamente parte integrante de meu diário. Vou contar aqui como tem sido m...

Estágio e tempo reduzido para a faculdade: Uma combinação que deu certo

By | sábado, outubro 18, 2014

 Bom, esse post é genuinamente parte integrante de meu diário. Vou contar aqui como tem sido minha experiência de estudante e estagiário até agora. Faz tempo que não faço desse diário um diário né? Vamos ver isso ai rsrsrsrs.

Bom, não me lembro se eu já tinha contado aqui antes (acho que contei, mas não sei de certeza), mas agora eu faço parte do time dos estagiários jurídicos. Em 2013 eu passei no concurso de estágio da justiça federal de meu Estado. Mas fui chamado só no ano seguinte, 2014.


Junto com essa aprovação na JF, eu já passei duas vezes no Estágio para o Ministério Público Estadual entre outros órgãos que eu fiz por fazer mesmo, realmente meu foco era a justiça federal pois pretendo seguir carreira em algum dos TRFs espalhados pelo Brasil.
Eu fico na sessão de despachos, movimento processos de tudo que é tipo e isso me deu uma base muito forte de previdenciário, Constitucional, processo civil e penal. Esses pelo que eu pude notar aqui são os temas principais da justiça federal.

Meu supervisor é um cara super maneiro. Não esperava encontrar uma pessoa que une bom humor, inteligência, humildade, altruísmo e competência na dose tão certa quanto a dele. E não  pense que é coisa de puxa saco porque creio que dificilmente ele venha a ler esse post aqui. No começo eu pensei várias vezes em largar tudo e voltar à minha rotina de estudar o dia todo, mas sem sombra de dúvidas a maneira dele agir foi fator preponderante de eu não ter largado tudo no comecinho. Devo isso também à uma antiga estagiária de lá que hoje é minha amiguinha querida que acabou de passar na OAB, ela é um amor de pessoa. Tinha outra também que acabou saindo por ser assaltada no caminho do fórum, eu adorava botar o papo em dia com ela. No geral a maioria do pessoal de lá do fórum é de boa, bem melhor do que eu pensava. Sabe essas piadinhas que falam que estagiário é escravo e tal? Tudo mentira. A não ser que você vá estagiar e escritório, ai eu não sei. Mas creio que existam ótimos escritórios também. O povo gosta de fazer alarde de tudo. 

Hoje sei movimentar quase tudo só, mas sempre fico com dúvida a respeito de algum tema. Eles sempre me incentivam a perguntar quando não souber pra não acabar fazendo besteira. Enfim, é um ótimo estágio e o melhor de tudo é que bem pertinho de casa (20 minutos caminhando devagarzinho eu chego lá).

Eu confesso que no começo foi horrível ter que acordar cedo todo dia porque minha rotina era de dormir 6 da manhã e hoje 6 da manhã eu acordo, rs. Hoje meu relógio biológico está acostumado. Estou frequentando academia também, isso me ajuda muito inclusive a aguentar a rotina e melhorar meu desempenho nos estudos. 

Um grande medo que fiquei foi de tirar notas baixas, de diminuir meu rendimento na faculdade por conta do tempo reduzido que agora eu estava passando 4 horas por dia no fórum e não com a cara no livro. Mas aconteceu justamente o contrário. Até minhas notas aumentaram nesse período de estagiário! Talvez seja porque fiquei mais focado em planejar o tempo que tenho pra estudar. Hoje tenho muito mais disciplina porque ou é assim ou me darei mal, afinal tenho apenas a tarde pra estudar. Mas isso é tempo suficiente, pelo menos para as minhas necessidades atuais.

Eu dei uma pausa em meus estudos para concursos, mas pretendo retomar. Estou esperando abrir a nova temporada de TREs para estudar com foco total. Já verticalizei o edital e juntei material, agora só falto estudar  ponto a ponto.

O fato de eu ficar pela manhã no fórum não me impede de estudar. Dificilmente eu fico o tempo todo movimentando processo, de vez em quando sobra um tempinho que eu fico lendo apostilas e livros. Isso era uma coisa que eu não esperava poder fazer, o que me deixou muito aliviado também.

Não sei se eu devo sair do estágio quando o edital do TRE abrir, mas creio que seja isso que eu farei. Eu quero muito esse concurso e todo tempo disponível irei gastar nele. Só que na JF aprendo muito, de verdade, a prática jurídica e isso acaba me ajudando na teoria também e isso pode fazer a diferença no final. Não sei o que fazer nesse sentido, verei ai e conto pra vocês depois.

Só sei de uma coisa: Se você que estiver lendo isso está no mesmo dilema que eu estava quando comecei a estagiar, saia dessa. O estágio só vai te prejudicar se você quiser. Muito pelo contrário, você vai aprender muito na prática com o processo na mão tudo fica mais claro: Os ritos, o desenvolvimento, a dosimetria, as penas, os recursos, enfim, você aprende muito.

Sem contar também que a bolsa é boa. Querendo ou não já é uma ajuda de custo no decorrer do curso. Você pode comprar um livro, um cursinho e o que sobrar ainda rola umas paçocas.

Enfim, me acostumei com a vida forense. Do mesmo jeito que consegui (acredite, não foi fácil), você conseguirá também. Sua bagagem durante o curso vai ficar ainda melhor, vá fundo! Os tribunais e órgãos públicos em geral geralmente aceitam a partir do 5º semestre mediante concurso público. Nada melhor que uma boa dose de realidade pra deixar a teoria mais clara. Boa sorte, valeu!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial