10.18.2014

Indicação de bibliografia: Direito civil

Olá meus caros amigos e amigas JusInternautas! Olha eu aqui de novo! :)



Neste post irei deixar minha indicação de bibliografia para a disciplina de direito civil e  o porquê da escolha. Sim, afinal não tem coisa mais chata que você pedir uma recomendação pra alguém ai o cara chega e fala leia fulano porque fulano e bom, sim, mas por que? Como é a leitura e tal? Né não?

Pois bem, segue minha indicação

Tartuce (na minha opinião é o mais completo, aborda diversas correntes juntamente com jurisprudência e enunciados das jornadas de direito civil sem contar as questões no final de cada capítulo)

Cristiano Chaves (perde pra Tartuce porque não tem exercício, não aborda muito a questão de atualidades e nem correntes jurisprudenciais. Mas é ótimo pra adquirir base)

Pablo Stolze (Pablito tem uma leitura muito gostosa de ler, você simplesmente não cansa de ler. Excelente para ler em civil III ou II que são tidos como os mais chatinhos de civil).

Carlos Roberto Gonçalves coleção doutrinária- Entre todos é o que possui a linguagem mais simples, porém não é tão completo quanto Tartuce, mas serve e MUITO para adquirir uma base forte em civil sem contar que ele é corrente majoritária.

Carlos Roberto Gonçalves, coleção esquematizado - É como se fosse um resumo de Tartuce, porém com foco em concursos. Excelente pra graduando concurseiro.


E você leitor(a) acrescentaria algum? Por que? Até a próxima! Se quiser ver outras indicações aqui é só falar nos comentários ou mandar um email que eu posto sem problema algum! Valeu! 

11 comentários:

  1. Ujo,em Tartuce, faltou enfatizar os resumos ao final de cada capítulo.

    ResponderExcluir
  2. Ujo,em tartuce,faltou enfatizar o resumo ao final de cada capitulo.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Nelson Rosenvald. Ele é extremamente completo! Porém, ele é tão completo que, a primeira análise, pode acabar confundindo. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nelson Rosenvald é o mesmo livro do Cristiano Chaves, não? Eles não escrevem juntos o livro?

      Excluir
  4. Henrique, você disse que Pablo Stolze é excelente para civil III. Que civil é esse? Contratos ou responsabilidade civil? Quero comprar um bom doutrinador para contratos, daí vi esse post, mas fiquei na dúvida. Agradeço se puder responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, o direito civil III que referi foi o dos contratos.

      Excluir
  5. Outra pergunta: eu já tenho o Manual de Tartuce, mas não os livros em separado. Vale a pena comprá-los ou é melhor acompanhar por outro doutrinador, já que já tenho o Manual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Manual do Tartuce é bem completo, a diferença é que os livros em separado vêm com mais detalhes e questões ao final de cada capítulo. Só que questões você pode encontrar facilmente em sites da web. Caso seu interesse seja em dominar num nível interessante o conteúdo doutrinário, adquirir uma segunda doutrina de peso é uma excelente pedida. Caso queira ampliar o que já sabe a respeito de um posicionamento de um mesmo doutrinador, adquirir o livro em separado seria uma boa, pois Tartuce é o que mais reúne diversos posicionamentos doutrinários - juntamente com posicionamentos das jornadas de direito civil e da jurisprudência (os demais ficam muito na teoria). O estudo por Tartuce acaba sendo mais completo se observarmos por esse ponto. Mas sem dúvidas se o problema for mais conteúdo doutrinário uma segunda doutrina seria o melhor. Abraço amigo e obrigado pela visita! :D

      Excluir
    2. Valeu, Henrique! Muito obrigado! Resolvi comprar o de Stolze mesmo. E parabéns pelo blog! Colho excelentes dicas de estudo aqui que têm me ajudado muito. Que Deus o continue abençoando.

      Excluir

Deixe seu comentário.

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts