domingo, janeiro 11, 2015

Quais são as profissões que um bacharel em Direito pode exercer? (Parte I)

Com certeza você que está lendo isso já ouviu falar que o direito “possui um leque de oportunidades”, né? Isso já ficou até cansativo. De tanto propagarem isso, hoje temos no Brasil mais cursos de Direito do que todos os demais do mundo juntos. Assustador, não é mesmo? Por conta desse episódio, dedicação, disciplina e esforço são requisitos mínimos para possui seu lugar na sombra (afinal ninguém quer ficar no sol, rs).

Dessa forma, inauguro agora a coluna Pedido do leitor em 2015 trazendo um dos pedidos feitos que foi justamente informar algumas profissões que um bacharel da área jurídica pode trabalhar. Como são muitas, vou dividir esse post em uma série que não sei quantos capítulos terá. Tentarei agrupar algumas profissões de acordo com a exigência e semelhança de cada uma. Além disso, deixarei também, no decorrer das postagens, links interessantes que valem a leitura para saber mais informações sobre determinada profissão.


Então, vamos lá? Vou começar com algumas profissões de nível médio que são da área jurídica e você nem precisa ser formado em Direito ou em qualquer outro curso superior.

Técnico Judiciário – TJ, TRT, TRE, MP, TRF...


O cargo de técnico judiciário - seja da área judiciária ou administrativa - é um dos mais cobiçados atualmente. A prova disso está no fato de que todos os concursos de TJ são muito concorridos e possuem nota de corte muito alta, exigindo do candidato uma preparação muito forte. 

As disciplinas abordadas no certame desse concurso podem variar conforme previsão do edital, por isso é de suma importância que o candidato leia atentamente o edital do TJ do seu Estado. A faixa salarial também não é fixa. Mas, em média, os subsídios ficam entre um pouco mais de 3 mil (exemplo do TJRJ) até 5 mil reais (como no caso do TJPR). Existem TJs que pagam menos de 2,5 mil por mês como no caso do TJSE, entretanto dependendo das funções que o servidor adquira lá dentro, esse salário pode ultrapassar até os 10 mil (veja aqui). 

Então, como dito, não pense que só porque o edital disse que o salário é de 3 mil que você receberá sempre esse valor, pois ele pode aumentar consideravelmente dependendo da função que você exerça lá dentro do seu TJ.

O cargo de técnico do TRE também faz parte das profissões de nível médio na área jurídica (área judiciária). A profissão paga um pouco melhor do que os servidores dos TJs estaduais. Aqui, o salário começa no mínimo com o vencimento de R$ 5.000,00 podendo aumentar da mesma forma e condição como foi dito para os TJs. Vale acrescentar que o concurso de técnico do TRE é um dos mais visados por conta das condições de trabalho que, apesar de não serem perfeitas, sem dúvidas está entre as melhores. 

Praticamente todos os órgãos públicos da área jurídica possuem no seu quadro de servidores os chamados técnicos ou escreventes judiciários. Uma coisa que está ficando cada vez mais nítida é que a grande maioria dos técnicos ou são formados em Direito ou estão na graduação. As provas estão cada vez mais bem elaboradas e pouco parecem terem sido feitas para nível médio. Dessa forma, o graduando ou graduado em Direito possui uma ligeira vantagem sobre os demais candidatos que pleiteiam o mesmo cargo. 

Para mais informações, consulte o site das bancas examinadoras mais famosas (CESPE, FCC, VUNESP, FGV...) e consulte as provas anteriores para o cargo de técnico judiciário da área judiciária ou da área administrativa. A resolução de questões é uma excelente forma de estudos. Se quiser começar sua preparação agora mesmo baixando provas e resolvendo questões anteriores, indico acessar o PCI concurso na área de provas. Todas podem ser baixadas gratuitamente e você pode ou ver o PDF da prova e gabarito online ou baixar os dois, muito bom! Link: http://www.pciconcursos.com.br/provas/

Na próxima semana falarei sobre os cargos de nível superior, mas não serão todos, pretendo fazer vários posts para não deixar a leitura cansativa e extensa. Se tiver alguma sugestão ou pedido de post basta comentar ou entrar em contato por email ou pelo facebook da página. Até lá! 

Vídeo da semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *