Imagem: Reprodução/internet. Boa noite, eu sou calouro de Direito, começo a ...

Espaço do leitor: Primeiros dias na faculdade e estágio no primeiro semestre

By | terça-feira, março 03, 2015



 
Imagem: Reprodução/internet.
Boa noite, eu sou calouro de Direito, começo a faculdade dia 04/03. Queria saber como são os primeiros dias da faculdade e se vale a pena começar o estágio agora no primeiro semestre? E também, será se devo faltar no primeiro dia? Pois só terei duas matérias e dizem que no primeiro dia não tem aula, só apresentações e trote. Desde já agradeço a atenção

Oi, meu querido! A resposta para essa dupla pergunta poderia ser estendida à duas postagens, mas como sua dúvida contempla as duas numa pergunta só, responderei dentro do mesmo post, mas podemos discutir isso mais tarde com mais calma.

Ponto 1: Os primeiros dias na faculdade de Direito


A questão da descrição de como são os primeiros dias dentro do curso de Direito é bem subjetiva. Cada um leva uma impressão que muitas vezes pode ser bem diferente um do outro. Para uns foi uma coisa linda, memorável, legal até demais! Várias amiguinhos feitos nos bate papos do intervalo e tal; Já outros não gostaram muito tanto pelo fato de serem muito tímidos e não serem de puxar conversa, quanto pelo fato de simplesmente não querer socializar com a galera. Mas olhe: O fato de ser tímido não significa necessariamente que você deve se isolar, até porque sempre tem alguém que você vai se dar bem, até mesmo outra pessoa tímida ou não. Não faça cara de poucos amigos e nem fique triste por ter um comportamento mais reservado! Relaxe e deixe as coisas fluírem que o tempo como sempre irá operar da melhor forma possível. Afinal, todos ali irão se ver por no mínimo 5 anos, então relaxe.


Particularmente, meus primeiros dias no curso de Direito (isso em meados de fevereiro/março de 2012) foram beeem estranhos. Eu me sentia um estranho no ninho, tudo era novo pra minha pessoa, sério mesmo. Salvo engano dia de segunda feira era o dia da aula de uma das disciplinas mais importantes da galera novata: Introdução ao Estudo do Direito. Era um tal de Kelsen pra cá, Kelsen pra lá, LINDB, teoria do ordenamento jurídico na ótica de Bobbio e tal. Confesso que achei um pouco estranho, mas meu professor era excelente, mandou muito bem e foi super paciente em explicar cada detalhe, isso ajudou muito.

Todos ali estavam tentando quebrar o gelo, coisa de primeira semana. Minha Universidade na primeira semana realiza uma espécie de integração entre calouros justamente pra ajudar a nos enturmar e quebrar o gelo.

Aqui entra sua afirmação: “Dizem que no primeiro dia não tem aula”. Não tem mesmo não, mas isso não significa que você não deva ir. É uma oportunidade de você conhecer sua turma e tal, conversar com gente nova que possui os mesmos objetivos que você e que, como já disse, você vai passar junto com eles por no mínimo 5 anos. É tempo pra caramba. Então fica a seu critério ir ou não, mas do ponto de vista objetivo dificilmente um professor dá aula no primeiro dia. Mas pode ser que ele passe alguma tarefa/trabalho para ser feita na próxima semana. Então caso você possa ir, vá. Em relação ao trote, participa quem quer, você não é obrigado a participar, não tenha receio disso não. Em suma, caso possa ir, vá. Você não vai perder nada se ir, mas pode perder se não ir. Caso o trote seja legal pra você, participe. É uma boa forma de se enturmar, mas se não for caia fora.

Ponto 2: Estágio no primeiro semestre


Essa questão  também é bastante relativa e vários pontos devem se analisados aqui. Da mesma forma que é uma excelente maneira de começar aprendendo a prática, tenha em mente que você é carente da teoria e isso pode ser um fator preponderante para que o estágio seja feito mais consistentemente lá pro meio do curso. Os órgãos públicos gostam muito dessa visão, tanto é que a maioria deles realizam concursos públicos de estágio e um dos requisitos mínimos é que o estudante tenha completado pelo menos 50% do curso. Mas isso não é uma regra absoluta. Em de defensoria pública, que aceita estágio voluntário, e em escritórios de advocacia, que podem ser remunerados ou voluntários, geralmente não há a exigência de estar em um determinado período do curso, ou seja, você mesmo no primeiro semestre pode estagiar.

Eu preferi estagiar a partir do 5º semestre, pois meu foco sempre foi a Justiça Federal e aqui no nordeste é representada pelo TRF da 5ª Região, cujo concurso de seleção remunerada exigia o 5º semestre no mínimo. Passei e estou lá até agora. Mas caso você já queira ir pegando a prática, nem que seja de forma voluntária, muitos escritórios e defensorias aceitam sim, ou até mesmo Tribunais de Justiça. Isso depende de casa Estado. Conversando com um leitor que salvo engano mora na região do Centro do Brasil descobri que lá a JF não exige o 5º semestre, mas o 3º. Isso é bem relativo, sabe? O mais recomendado é que você acesse os sites dos órgãos públicos e dê uma olhadinha.

Outra recomendação de ouro é se cadastrar no site do CIEE, lá informa sempre quando surge algum estágio.

Boa sorte amigo, desejo muito sucesso pra você. Não esqueça que ficamos em claro hoje pra sociedade dormir bem amanhã. Abraços.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para mandar seu depoimento/texto/pergunta ou até mesmo pra conversar (muitos fazem esse último, eu gosto!) basta mandar um email p/ diariojurista@gmail.com.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial