domingo, agosto 30, 2015

Desenhando Direito: Um canal que merece sua visita

Desenhando Direito é um canal que eu já deveria ter conversado com vocês sobre, mas não seja por isso. Falaremos sobre ele hoje! :D

Sempre que tenho a oportunidade de afirmar, lembro que a internet - se bem utilizada - pode ser uma ferramenta extremamente útil para os estudos. É por isso que mantenho a coluna "dica de site" aqui no blog, onde faço resenhas acerca de bons sites que merecem sua visita, seja você estudante para a OAB, concurso ou até mesmo iniciante no curso de Direito.

E é por isso que hoje dou início a mais um post da série dica de site. O site da vez é o Desenhando Direito. 
desenhando direito


O desenhando direito na verdade não é bem um site, mas sim um canal no youtube. Porém, não vamos ficar aqui debatendo as nuances internéticas para diferenciar portal, site, blog, canal etc. O canal desenhando direito possui mais de 18 mil inscritos e quase um milhão de visualizações. Para um canal com público-alvo tão específico e restrito, são números extremamente consideráveis – comprovando a credibilidade dele. Além disso, todo o material disponível é gratuito

Contudo, não só de números viverá o homem, vamos aos motivos que fazem do Desenhando Direito uma excelente ferramenta de estudo

1. A experiência do autor

desenhando direito
Prof. Rodrigo - CEO do canal desenhando direito e aprovado no concurso de defensor público aos 23 anos!

O Desenhando Direito é organizado pelo Professor Rodrigo Alvarez, autor do livro “Como me tornei Defensor Público aos 23 anos”. Além disso, é Professor das matérias de Direito penal e processual penal. O canal é reflexo disso, pois grande parte do material produzido e postado pelo canal do desenhando o direito versa acerca das inúmeras nuances, dúvidas e problemáticas da seara criminal. Além disso, o canal conta com as aulas da Professora Anna Claudia Rodrigues, com a mesma didática do Prof: Clara, concisa e objetiva.

desenhando direito
Professora Anna

Aprovado num dos concursos mais difíceis da área jurídica, o Prof. Rodrigo utiliza de uma ótima didática simples, direta e objetiva para explicar diversas temáticas complexas do Direito penal. E tudo isso em vídeos curtos, passeio no canal dele desde que foi criado e até hoje não vi um vídeo que tenha ultrapassado os 30 minutos – excelente pra quem quer dar uma revisada rápida no assunto antes da prova ou simplesmente porque bateu aquela curiosidade a respeito de algum tema.

2. Desenhando Direito é um canal com ênfase em Direito Penal

desenhando direito
O canal realmente faz jus ao nome: As aulas são de fato desenhadas. O conteúdo fica o tempo todo exposto no vídeo. Você quase não vê o Professor, mas o escuta o tempo todo.

Se você faz parte da galera que curte Direito Penal, o Desenhando Direito é o lugar certo. Como já disse anteriormente, a maciça maioria das lições do Prof. Rodrigo são de direito penal e processual penal, até mesmo por conta da atuação profissional dele e por ser – creio eu – a área que ele mais se identifica.

Se bem que até eu, que não sou lá um grande exemplo de exímio admirador do Direito penal, gosto das aulas dele por serem bem diretas e com uma linguagem acessível. A objetividade das aulas é um dos pontos fortes do canal e é por isso que até a galera que não é fã do clube do in dubio pro reo curte o canal mesmo assim.

3. Estava estudando e errou aquela questão marota de Direito penal e quer revisar sem grandes complicações? Acessa o Desenhando direito, jovem!

desenhando direito

Creio que assim como eu, você detesta errar questões. Porém, pior ainda é você errar sem saber o porquê do erro – ou até mesmo com plena convicção de que tinha acertado a danada da questão. Então, se essa questão é sobre direito penal, vale a pena dar uma passadinha no canal e ver o vídeo referente ao assunto.

Mas preste bem atenção no que vou dizer agora: Infelizmente não constam no canal videoaulas sobre todo o direito penal propriamente dito. O canal conta até agora com 103 vídeos (até o momento do fechamento desse post). Mas o Prof sempre que pode posta novos vídeos, então é interessante você acompanhar até mesmo para sugerir algum tema para a próxima aula dele.  Fique de olho!

4. Links do Desenhando Direito


Bom, de nada adiantaria falar do canal sem disponibilizar os links de acesso não é mesmo? Segue:
Facebook do desenhando direito: 

Canal do desenhando direito no youtube com as aulas:


Então é isso galera, essa foi a dica de site da semana. Até a próxima!

Vídeo da semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *