Essa modalidade é abordada no art. 114 do código penal. Ela pode possuir dois prazos. ...

Prescrição da pena multa

By | terça-feira, janeiro 12, 2016


Essa modalidade é abordada no art. 114 do código penal. Ela pode possuir dois prazos.

Art. 114 - A prescrição da pena de multa ocorrerá:
I - Em 2 (dois) anos, quando a multa for a única cominada ou aplicada;
II - No mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.

2 anos quando a multa for a ÚNICA COMINADA ou aplicada;


Terá o mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade que a pessoa for condenada, quando a multa for ALTERNATIVA ou CUMULATIVAMENTE cominada ou cumulativamente aplicada.

Ou seja: 2 anos quando for a única punição aplicada ou terá o mesmo prazo prescricional do crime em que a pessoa foi condenada caso a pena de multa seja aplicada alternativa ou cumulativamente.

Por exemplo:
Eu e você estávamos estudando numa biblioteca pública para o próximo exame de ordem, quando decidimos fazer uma pausa para comprarmos algo para comer. Eis que ao tentar efetuar o pagamento, o atendente - imotivadamente - se recusa a receber nosso dinheiro. Recusar a receber moeda de curso legal no País é uma contravenção penal prevista no Art. 43 da LCP que é punida com multa. Se o juiz aplicou, após dois anos ela prescreverá.
Entenda também que, aqui, não é porque o crime possui punição com pena restritiva de liberdade + multa que a prescrição não poderá ser de dois anos. O que importa é observar e ver o que foi aplicado como punição. Se mesmo havendo pena restritiva de liberdade o juiz decidir aplicar apenas a pena de multa, a prescrição será de dois anos do mesmo jeito. Tome cuidado!

Por exemplo II: 
Um amigo foi aprovado num ótimo concurso público e me chamou pra comemorar no bar. Acabei bebendo demais e fiquei "valentão" e comecei a falar um monte de baboseira. No meio dessas baboseiras eu falei que a esposa de meu amigo era uma cafetina e descrevi todos os pormenores do que ela fazia, tudo tirado de minha imaginação. Rufianismo é crime, eu imputei falsamente a outrem fato definido como crime não foi? Pratiquei CALÚNIA (Art. 138 CP).
O crime tem pena de 6 meses a dois anos E multa. Fui condenado a 6 meses + 30 dias-multa. Nesse caso essa multa não prescreve em dois anos porque não foi a única punição, pois tive também uma pena privativa de liberdade. Nesse caso a prescrição da multa é a MESMA DA PENA PRIVATIVA.

De acordo com o Art. 109 do CP (tabelinha da prescrição), pena inferior a um ano prescreve em 3. Logo, tanto minha pena privativa de liberdade quanto minha pena de multa prescreverão em 3 anos.

Tabela de prescrição penal – com base no art. 109, CP.
Pena
Prazo prescricional
Inferior a um ano
03 anos
Igual a um ou até 2 anos
04 anos
Superior a 02 até 04 anos
08 anos
Maior que 04 até 08 anos
12 anos
Maior que 08 até 12 anos
16 anos
Pena maior que 12 anos
20 anos

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial