Olá, pessoal. Recentemente esse jusblogueiro que vos fala prestou a primeira fase do XIX exame ...

Diário de um OABeiro: Passei na primeira fase! Confira 05 dicas para você passar também

By | sexta-feira, abril 22, 2016
05 dicas de estudo para sua aprovação na primeira fase da prova da OAB


Olá, pessoal. Recentemente esse jusblogueiro que vos fala prestou a primeira fase do XIX exame da OAB e felizmente conseguiu a aprovação nesta etapa. Vou aproveitar que dei uma pausa na correria dos estudos para a segunda fase para deixar 05 dicas de estudos para lograr êxito na aprovação na primeira fase da OAB e partir para a segunda fase em busca da carteira vermelha. Vamos lá:



1. Foco nas matérias mais recorrentes na prova da OAB

Conforme dito aqui há um tempinho, o exame da OAB possui inacreditáveis 17 disciplinas. É muito conteúdo de muitas matérias. O perfil do estudante que presta o exame da OAB - que geralmente está no último ano do curso ou que acabou de colar grau - não permite que seja feito um estudo integral do conteúdo abordado pela FGV.

Por isso, é preciso ter foco nas disciplinas que possuem maior incidência na prova. Conforme observei nas estatísticas divulgadas pela própria Fundação Getúlio Vargas - banca examinadora responsável pelo exame da OAB, as matérias com mais questões são as seguintes, nessa ordem: Ética (10), Constitucional (7), Administrativo (6), tributário (4), trabalho (6), processo do trabalho (5) e empresarial (5).

Ética é a rainha da OAB, porém, não entre na neura de querer decorar do estatuto da advocacia e o regulamento geral. Eu por exemplo não li nenhum deles inteiramente, li apenas os artigos principais porque se você prestar atenção a maioria das questões você resolve por bom senso. Busque sempre nas alternativas aquela que for mais favorável ao advogado e suas prerrogativas.

Algumas matérias com muitas questões eu exclui da lista por terem um conteúdo muito denso (civil, processo civil, penal e processo penal por exemplo). Com as que eu já citei é possível esgotar o conteúdo e reverter isso em acertos na prova. Já nessas outras há muita coisa para estudar e a depender do momento em que você estiver lendo isso aqui, certamente pode não dar tempo de estudar esses assuntos.


Foque no que importa, lembre-se: Seu objetivo é passar na primeira fase e não dar entrevista no fantástico :)

Além disso, direito penal e direito civil são matérias famosas que nós temos um domínio interessante durante o curso, pois cursamos várias cadeiras. Claro que essa sugestão deve ser modificada por você e suas afinidades com as matérias. Exemplo: Se você tem muita afinidade com civil, adicione ele nas matérias  principais, são 7 questões de civil. 

Enfim, para que você possa fazer suas adaptações de acordo com suas preferências, deixo abaixo a estatística de divisão de questões por matéria cobrada na prova da OAB, olha só:



As demais matérias, as secundárias, eu só passei a revisar quando conclui o estudo das matérias principais. É importante dar nem que seja uma passada de olho em suas anotações dessas matérias pequenas, pois geralmente elas rendem alguns pontos preciosos no final.

Para estudar ainda com mais foco no que realmente me interessava, eu baixei o raio-x do edital a OAB fornecido gratuitamente pela equipe do estratégia concursos. Super recomendo vocês baixarem esse edital, nele tem os assuntos mais cobrados por matéria, as matérias com mais questões e as novidades legislativas que podem ser abordas em seu exame. 

Eu baixei o raio-x do edital do XIX exame da OAB. Creio que eles lançarão esse maravilhoso raio-x para as próximas edições também, fique de olho! Se quiser dar uma olhada no raio-x que eu usei, clique aqui (link).


2. Participe dos aulões de revisão geral do conteúdo da OAB

Minha gente, esses aulões feitos pelos cursos preparatórios deveriam ser condecorados como a 9ª maravilha da humanidade, sério. A grande maioria deles são gratuitos e as aulas de revisão são dadas por quem respira o ambiente da prova da ordem e conhece os atalhos e formas de cobrança de temas e pegadinhas que frequentemente são cobrados dos alunos.

Eu participei de vários. Meu objetivo com esses aulões era requentar na memória assuntos das matérias pequenas e reforçar o que estava estudando nas mais importantes. Eu recomendo participar dos seguintes aulões: Aulão do CERS, Dia D Damásio, Top 10 Damásio e Gabaritando Ética, também do Damásio! Tudo 0800 meus amigos!

No aulão do CERS e no dia D damásio, você fica o dia todo pegando dicas das matérias cobradas na OAB apenas no que diz respeito aos assuntos mais recorrentes. Não esqueça de levar seu bloquinho de notas, caderno, folhas, enfim, dê um jeito de levar algo pra anotar caso você assista o evento dentro do cursinho ou nos locais onde eles são realizados. 

Você pode assistir no conforto de sua casa também. O do CERS assisti pelo youtube, o do Damásio eu fui presencialmente no Teatro daqui do meu Estado, dei sorte deles virem pessoalmente então decidi ver ao vivo hehehe. Ambos terminam quase 6 da tarde e começa um pouco depois das 8 da manhã.

O damásio tem o dia D regional e o dia D nacional pelo que eu pude perceber. O dia D Damásio do exame XIX foi aqui em meu Estado, na capital Aracaju. Mas nas vésperas da prova eles fazem o dia D nacional, transmitido gratuitamente ao vivo nas Unidades damásio e com direito à reprise no dia seguinte. Eu não assisti o dia D nacional, vi apenas o evento presencial mesmo.

O gabaritando ética e o top 10 Damásio são mais dois excelentes eventos patrocinados gratuitamente pela equipe damásio (é sério, não trabalho pra eles nem nada do tipo, são bons mesmo). No evento do gabaritando ética o professor Marco Antônio aborda simplesmente os assuntos mais recorrentes da principal matéria da prova da OAB. É um dia SÓ PRA ÉTICA. Você pode fazer sua inscrição gratuitamente na unidade damásio mais próxima :)

Além disso, há também o top 10 damásio. São vídeos dos professores de todas as matérias da OAB em que eles dão 10 dicas de última hora com os temas mais cobrados na prova. Esse é o único evento que não precisa de inscrição, basta acessar o site do damásio e abrir os vídeos que você quiser. Do top 10 eu vi ética, trabalho, processo do trabalho, administrativo, constitucional, tributário e processo penal. Os vídeos são separados por matéria, você assiste os quais e o quanto quiser. Vale a pena conferir.

Os aulões são excelentes oportunidades para você pegar as dicas dos assuntos mais recorrentes e não ir zerado nas matérias que você estudou pouco. Além disso, você revisa o que já estudou. 

3. Participe dos simulados e saiba como estão seus conhecimentos! 

Eu não tive como resolver várias questões de exames anteriores como vi em vários posts de dicas para a primeira fase. Mas eu participei da maior quantidade de simulados possível. Foram exatamente 4 simulados, todos gratuitos: 3 do CERS e um do damásio.

Todos os simulados do CERS eu fiz em casa, afinal não tem como fazer o simulado deles numa Unidade CERS porque aqui não tem. Já o simulado do Damásio eu fiz presencialmente na Unidade damásio que fica próxima de minha casa. Foi excelente, você sente mais pressão e treina melhor o tempo de prova, você na sala de aula deles, muito bom para simular de fato o dia da prova. 

Esses simulados são todos gratuitos. O CERS fornecem gabarito juntamente com as provas. O damásio tem um diferencial: O gabarito é bem peculiar. Você recebe uma planilha do excel personalizada em que você vai preenchendo certinho ao final você recebe as estatísticas de sua prova, onde precisa estudar mais e tal. 

Felizmente em nenhum dos simulados eu fiquei com menos de 40 pontos, minha nota final ficou bem próxima das que eu tirava nos simulados, então leve-os a sério! Só conto quantos pontos eu fiz se me perguntar por e-mail, caso contrário fique na curiosidade :P

O Darlan Barroso - coordenador do damásio - fez um vídeo explicando o passo a passo de como usar a planilha, é muito bom mesmo. Foi por causa dela que passei a estudar mais processo do trabalho, errei quase tudo no simulado, fechei na prova da OAB e nem vi essa matéria na faculdade ainda. No próprio site do damásio tem as instruções certinhas. Você pode responder o simulados deles em casa se quiser, mas não recomendo! Se puder fazer em alguma unidade, faça. Você simula melhor o dia da prova.

Com o resultado do simulado em mãos, é hora de revisar os pontos que geraram mais erros. Por isso é bom fazer resumos dos assuntos vistos em livros ou em videoaulas, uma vez que será através deles que você vai repassar o conteúdo e acrescentar alguma informação quando necessário.

Caso queira conferir umas dicas marotas a respeito de como fazer um resumo, confira esse post que fiz ano passado sobre como ter um bom caderno de estudos: Clique aqui.

4. Nada de fugir da internet, pelo contrário: Use-a a seu favor!


A internet está repleta de bom conteúdo esperando o seu clique! Existem vários sites de destaque e com autoridade para dar dicas e impressões acerca do exame de ordem. Eu acessei eles e só tenho a agradecer por existir gente tão competente disposta a ajudar a galera nessa fase tensa de prova da OAB, até porque ela é apenas um dos desafios que temos que lidar nesse final de curso.

Recomendo acessar o blog exame de ordem, o portal prova da ordem e o site assim passei. Todos são ótimos e estão repletos de dicas preciosas acerca do exame aplicado pela FGV.

Além disso, há também inúmeras páginas dos professores no facebook, periscope (peguei uma dica de véspera que me rendeu 3 questões!) twitter, instagram e principalmente o youtube (nesse link listei os melhores canais do youtube para estudar, acesse!) que todos os dias postam dicas para seus seguidores. Engana-se quem pensa que rede social só serve como depósito de indireta, foto de comida e briga por causa de política, filtre o que interessa! É preciso de foco até na hora de entrar no face.


5. Mantenha a calma e acredite em você!

Ouvi isso várias vezes de vários professores: O exame da OAB tem o poder de abalar o psicológico de muitos candidatos. Você já entra na faculdade ouvindo falar dessa prova e quando chega sua hora de prestar todo mundo fica te perguntando se você passou ou não passou, uma ladainha sem fim.

É preciso não deixar o nervosismo tomar conta e ter ciência de que os 5 anos de faculdade não foram em vão. Muita coisa você já sabe! A questão é revisar o conteúdo e participar dos simulados pra ir se ajeitando e reparando os pequenos deslizes cometidos. 

Observe que em momento algum eu recomendei aquisição de cursinhos, apesar de citar três dos mais famosos aqui no post. Todo o conteúdo que eu citei é gratuito, cabe a você decidir se vai aproveitar ou não. Claro que se você puder comprar um cursinho desses cursos será ótimo, mas o fato de não comprar não significa o fim do mundo. Nada disso. 

Trabalhe o seu emocional, não entre na pilha da galera que fica vidrada na prova. Lembre-se sempre que você pode errar a metade da prova! Assim a pressão diminui um pouco. Não que seja fácil acertar as 40, mas fica mais digerível essa responsabilidade.

Lembro que no dia da prova no momento em que eu estava passando as respostas para o gabarito me bateu uma tristeza tão grande quando eu marcava várias seguidas da mesma letra... Mas mesmo assim não mudei o gabarito. Na hora bateu um gelo no estômago e veio na mente um filme de tudo que passei pra estudar pra essa prova (eu estava estudando pra outras tarefas fora da faculdade e enfrentando alguns problemas). 

Mas quando saiu o gabarito percebi que a FGV botou várias iguais seguidas já pra botar aquela pressão. Se eu não tivesse confiante de que tinha acertado, teria caído no jogo da FGV e trocado vários gabaritos e talvez não tivesse passado na primeira fase.

Enfim, estou aberto à perguntas e desejo sinceramente que você passe na prova e que tudo dê certo. É amigos, não é fácil. Mas que graça teria se fosse não é mesmo? Vamos à luta! Até a próxima.


6. Resumo da ópera

- Foque nas disciplinas com maior quantidade de questões, sempre observando as que você tem mais afinidade;
- Aproveite os aulões disponibilizados na internet, principalmente do CERS e do Damásio. Para ficar por dentro das novidades deles acesse o site de cada um e acompanhe nas redes sociais, eles sempre avisam com bastante antecedência os seus eventos ;)
- Participe de simulados, de preferência todos os do CERS e o do Damásio, esse último se possível faça presencialmente; Eu vou continuar postando aqui quando eles lançarem, não se preocupe :)
-  Use e abuse da internet: Confira os melhores blogs do meio, baixe os materiais que eles oferecem e não esqueça de acessar o raio-x oferecido gratuitamente pelo estratégia concursos.
- Acredite em você e pense positivamente. As vezes você acha que perdeu mas a realidade é outra. Sinceramente achei que não passaria mas eu sai de alma lavada porque fiz o que pude. Pense positivamente, faça sua parte e deixe que o destino se encarrega do resto. Bons estudos!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial