A era digital veio para ficar. Hoje é inviável viver sem algum aparelho eletrônico ou recurso v...

05 bibliotecas digitais que você precisa conhecer

By | segunda-feira, maio 09, 2016
05 bibliotecas digitais que você precisa conhecer

A era digital veio para ficar. Hoje é inviável viver sem algum aparelho eletrônico ou recurso virtual no meio Universitário. Essa nova realidade impactou também a forma como adquirimos conhecimentos. Sendo assim, os livros também mudaram. 

Hoje você pode carregar centenas deles num minúsculo cartão de memória, pendrive ou salvar seu dispositivo, seja ele num desktop, smarthphone, iphone, tablet, kindle... nossa, são muitas possibilidades. Nunca foi tão simples possuir uma biblioteca particular.

Para ajudar você a aumentar ainda mais o seu acervo de e-books, separei um lista com bibliotecas digitais que possuem excelentes arquivos para serem baixados, todos fornecidos gratuitamente.

Livraria do Supremo


A livraria do Supremo é o local certo para você que é um estudioso ou estudiosa da jurisprudência do principal órgão do poder judiciário de nosso ordenamento jurídico. 

Nela, todos os arquivos digitais versam sobre a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. Dentro os e-books disponibilizados gratuitamente por eles, destaco o livro de informativos do STF com todos os seus principais julgados recentes divididos por matéria.

Além do livro de teses, merece destaque também a RTJ - Revista Trimestral da Jurisprudência. Ela já está no volume 228 e, obviamente, é um compilado com a jurisprudência de 3 meses dos Ministros do STF. 

Há também na livraria do Supremo as chamadas coletâneas temáticas. Nelas, os e-books reúnem a jurisprudência selecionada apenas de uma área do direito. Encontrei lá duas coletâneas temáticas: Direito eleitoral e Direito Penal. Ambas podem ser encontradas já na página inicial do site, bem simples. 

Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações


A BDTD é uma biblioteca de altíssimo nível e de extrema utilidade. Nela você pode encontrar teses e dissertações sobre os mais variados assuntos, inclusive temáticas jurídicas. É ideal para você que está buscando material para redigir seu artigo, monografia, TCC ou até mesmo teses e dissertações também. 

Independentemente de ser um artigo, tcc ou tese, sabemos que frequentemente somos assustados pelo fantasma da falta de material, principalmente de livros específicos que abordem o tema que estamos tentando escrever. Com a BDTD esse problema pode ser solucionado, pois o que não falta é material para subsidiar suas pesquisas ou simplesmente para agregar conteúdo de alto nível pra você.

Biblioteca digital da Câmara dos Deputados


A biblioteca da câmara é simplesmente fantástica. Já na página inicial você encontra todas as opções de navegação possível, sem necessidade de realizar muitas buscas e otimizando seu tempo. E não para por ai, preciso te contar outras coisas que fazem essa biblioteca ser uma de minhas preferidas.

A) Produção acadêmica especializada e de altíssimo nível: Na sessão de produção acadêmica você pode conferir as últimas teses de mestrado do programa de mestrado em poder legislativo organizado pela câmara dos deputados. Adianto que as produções são extremamente formidáveis e com abordagem atual. Além disso, tem também a sessão E-legis que possui diversos trabalhos de direito comparado com foco no poder legislativo. Li uma tese sensacional a respeito do ativismo político dos Anonymous. Ela é apenas uma das obras disponíveis para você :)

B) Estudos das consultorias: Há também no site da biblioteca da câmara um espaço dedicado aos estudos das consultorias. São trabalhos elaborados sobre temas atuais e conflitantes do poder legislativo e social como um todo, de autoria dos consultores legislativos da câmara. Aliás, o cargo de consultor da câmara  é um dos mais cobiçados, chegando a pagar mais de R$ 25 mil por mês. Quem sabe lendo o trabalho deles você não se encontre na área? Ganha bem e contribui para o futuro de seu País, hehe. 

A título de curiosidade, o último concurso teve início em 2014. Então você tem um bom tempo pra ir se preparando para o próximo :)

Enfim, motivos para visitar a biblioteca da câmara não faltam! 



Biblioteca digital do senado federal 


A biblioteca do Senado possui uma pegada diferente das demais citadas. Aqui você tem que ir clicando nas grandes áreas para ir encontrando o que te interessa, mas a navegabilidade também é simples. Vou contar aqui o que você pode encontrar lá.

Menu repositório institucional: Quando você clica nessa opção, você verá de início os posts recentes do jornal do senado, atualizado diariamente. Se você olhar um pouco acima dos arquivos do jornal do senado, verá que existe um pequeno menu nessa ordem: Publicações institucionais/ Comissões do Senado Federal e Congresso Nacional/ Submissões recentes.

Ao clicar no menu publicações institucionais, a mágica acontece. Você terá acesso a outro menu que contém: Relatórios; Revistas e Jornais; Artigos; Livros; Multimídia; Notas técnicas; Teses, Dissertações e Monografias

Os materiais abordam conteúdos que gravitam sobre as atribuições do senado federal e também de outras áreas, basta você ir na sessão de teses e digitar o assunto que você quiser.

Isso é apenas um dos 7 menus que você pode acessar lá. Como disse, trata-se de uma biblioteca bastante interessante e que com certeza merece sua visita.

Biblioteca digital do Conselho Federal da OAB


O portal da biblioteca digital do conselho federal da OAB também é bem simples de ser utilizado. Nele, há vários e-books das mais variadas áreas do direito e também diversas edições da Revista Brasileira de Direito Processual. 

Todo o conteúdo pode ser baixando gratuitamente. Para fazer o download de qualquer título que você desejar, basta clicar no botão mais detalhes e depois em download

Bom gente, é isso! Espero que essas 05 bibliotecas digitais sejam úteis em seus estudos. Até a próxima!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial