formatura do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty Olá amigos, especialmente aos futur...

Almeja a carreira diplomática? Confira esse guia de estudos gratuito fornecido pelo Instituto Rio Branco

By | domingo, maio 22, 2016
 formatura do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty

Olá amigos, especialmente aos futuros diplomatas de plantão. A carreira diplomática é o sonho de muitos, inclusive de alguns estudantes da área jurídica. Embora para ser admitido na carreira não seja necessário possuir formação em Direito, muitos formados no curso participam do certame, inclusive na própria faculdade o aluno já tem contato com algumas matérias do certame, como por exemplo o direito internacional.



A prova de ingresso na Carreira de Diplomata

A primeira prova para ingressar na carreira é feita pelo CESPE, em parceria com o instituto Rio Branco. O concurso é dividido em três fases. Na primeira, o candidato ou candidata é submetido à uma prova objetiva do CESPE no famoso estilo "certo ou errado" sobre os conteúdos da seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público.

Na segunda fase, estando habilitado pela primeira, será aplicada uma prova escrita de língua portuguesa. 

Na terceira fase, que para ser prestada é preciso ter passado nas duas anteriores, o candidato será submetido às provas escritas de História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório. No concurso do ano passado, foram disponibilizadas 30 vagas com salário inicial de pouco mais de 15 mil reais.

O bom da prova de Diplomata é que ela ocorre todos os anos. Então se você não passar nesse ano não precisa desanimar pelo fato da demora para haver outro concurso.


Guia de estudos para o concurso de Diplomata: Como ele pode te ajudar

Infelizmente na web não encontramos facilmente materiais ou conteúdos úteis para a preparação de um dos concursos mais cobiçados do País. 

O guia de estudos é um compêndio de questões de edições anteriores devidamente comentadas. Isso mesmo, o próprio instituto disponibiliza gratuitamente as questões de edições anteriores comentadas pelos candidatos que mereceram avaliação positiva em suas respostas. 

Os comentários são feitos por quem passou pelo que você passará também =) resolver questões já é uma ótima forma de ir se preparando para concurso, imagina poder corrigir suas respostas por quem já passou e, ainda por cima, gratuitamente? Pois é. 

Inclui: programas e bibliografias para as provas do Concurso, além de exemplos de provas do Concurso anterior!


O guia informa o conteúdo e o que se espera do candidato quando questiona um determinado assunto. Além disso, há também as provas dissertativas respondidas com a respectiva nota que o candidato obteve com sua resposta. Vale muito a pena acessar para ter um direcionamento específico para essa carreira. 

Como baixar o guia de estudos para o concurso de Diplomata

Na verdade não é um guia, mas sim vários guias. Cada guia é formatado com base na prova de edição anterior ao ano que foi elaborado. Por exemplo: O Guia de estudos de 2013 é feito com base na prova de 2012 com as melhores respostas. 

É isso mesmo que você entendeu, são provas do concurso de diplomata comentadas gratuitamente...

Até o presente momento, o Instituto Rio Branco disponibilizou nada mais nada menos que 18 guias de estudos. É muita coisa! Definitivamente um concurso que você estará por dentro do que cai e de como eles esperam que você respondam será esse. 

Para ter acesso aos guias de estudos, editais de cada edição e demais informações clique aqui.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial