sábado, maio 14, 2016

Resenha do livro: Magistratura Federal - Coleção edital sistematizado

livro Magistratura Federal - Coleção edital sistematizado, da editora juspodivm.

Olá, futuro(a) Juíz(a) Federal! A resenha de hoje é dedicada exclusivamente pra você. Caso você não tenha planos no cargo e queira ler também, pode ficar. Mas saiba que o foco aqui é falar a respeito de um livro totalmente voltado para os futuros togados do TRF. Analisaremos hoje o livro Magistratura Federal - Coleção edital sistematizado, da editora juspodivm.

O mundo dos concursos públicos está cada vez mais sofisticado. Hoje, não basta apenas ter ciência dos assuntos que serão objeto de avaliação, mas também saber que, dentre os temas que constam no edital, muitos se repetem e são eles que merecem muito mais atenção do futuro servidor público. Além disso, esses assuntos exigem não apenas o domínio da literalidade da lei, mas também doutrinário e principalmente jurisprudencial. Desta forma, é muito importante dar ênfase ao que se repete, pois esse estudo intenso em várias fontes do conhecimento dificilmente possibilitará ao concursando a possibilidade de realizá-lo em todos os tópicos do edital. É preciso ter foco.

Esse aspecto já foi notado pelo mercado bibliográfico e assim surgiram os chamados editais sistematizados, comentados, entre outras nomenclaturas para todo tipo de cargo que você possa imaginar. Só que, infelizmente, muitos que vi são de péssima qualidade ou simplesmente não correspondem às expectativas prometidas. Tem muito livro nesse meio sem qualidade, apenas para tirar o dinheiro dos concursandos desesperados que não sabem se casam ou se compram uma bicicleta e que acabam comprando qualquer coisa que prometa, mesmo que indiretamente ou falsamente, que será a chave da aprovação naquele tão sonhado cargo público. 

Por isso tive a ideia de escrever esse post sobre um livro maravilhoso que tenho em minha estante há um tempinho: O edital sistematizado da Magistratura Federal. Tem um tempinho que não faço resenha nova aqui no blog, agora juntarei o útil ao agradável. Ele é simplesmente bom, cumpre o que promete e serve de parâmetro informativo no que diz respeito aos assuntos recorrentes, à jurisprudência recorrente e às questões mais recorrentes de todos os TRFs, tudo devidamente organizado ou, como queira, sistematizado. Vamos resenhar? Vem comigo:

Edital sistematizado da Magistratura Federal: O que você encontrará de conteúdo e no raio-x

Edital sistematizado da Magistratura Federal: O que você encontrará de conteúdo e no raio-x


Ao longo de suas 794 páginas, na 4ª edição do livro Magistratura Federal - Edital Sistematizado o leitor encontrará mais de 1300 questões objetivas e mais de 140 questões discursivas; Resumo dos temas recentes de repercussão geral e recursos repetitivos; Súmulas do STF, STJ, TSE e dos Tribunais Regionais Federais; Enunciados do CJF (jornadas de direito civil e direito comercial); Informativos do STF e do STJ resumidos. Tudo isso separado por ramo do direito e por assunto.

Entretanto, mesmo com tanto conteúdo devidamente organizado e questões a perder de vista, meu destaque para o livro fica em duas passagens: O Raio-X das questões e na parte de análise de dados. Vou falar um pouco sobre cada uma dessas partes a seguir.

No raio-x das questões, os autores separaram detalhadamente quais são os assuntos que mais caem por matéria, além das matérias que mais possuem questões. A distribuição de questões por matéria não é uniforme, da mesma que a distribuição de questões por assunto de uma mesma matéria também não é.

O leitor logo no início do livro encontrará o raio-x das questões. Nele, os autores incluíram 17 tabelas. A primeira é uma tabela geral, em que constam quantas questões da Magistratura Federal foram cobradas até a data de elaboração da obra.  Essa tabela possui o nome da matéria, quantas questões já foram feitas para essa matéria especificamente nos concursos da magistratura federal e a porcentagem dela em relação às outras disciplinas. Veja a foto abaixo:

Edital sistematizado da Magistratura Federal: O que você encontrará de conteúdo e no raio-x

Bom, após a observação do raio-x das questões, você já sabe quais matérias deve dar mais ênfase e, principalmente, quais assuntos dessas matérias merecerem atenção extrema de sua parte. Ao ver as tabelas, você constatará que mesmo com vários concursos já realizados para o cargo de juiz federal, alguns assuntos jamais foram objetos de avaliação, enquanto outros caíram praticamente em todos os últimos certames. E ai, já sabe qual estudar entre esses dois assuntos? É para isso que a obra serve e faz muito bem o seu trabalho. 

Análise de dados: Tenha a mesma atenção que teve no raio-x!

"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado."

- Abraham Lincoln.
Análise de dados: Tenha a mesma atenção que teve no raio-x!


Na sessão de análise de dados, o livro aborda agora em forma de gráficos a incidência de temas e relata conclusões a partir dessa análise. Vou adiantar uma para você. Por exemplo, analisando os dados gráficos e percentuais, dos três grandes blocos de disciplinas abordadas em todos os certames da magistratura federal, as que se destacam são: Direito Constitucional (bloco I), Direito Processual civil (bloco II) e Direito Administrativo (bloco III). 

Trabalhar com análise de dados é muito importante. Por isso, caso você invista nesse livro não pule essa parte! Essas informações valem mais que ouro! Outro exemplo de conclusão demonstrada no livro, agora na parte de direito processual penal, é que dois títulos do CPP, sozinhos, concentram quase 60% das questões dessa disciplina. É por essas e outras que conhecemos pessoas muito inteligentes e que acabam não passando nesses certames,  as vezes acabam estudando monstruosamente coisas que caem pouco ou que nunca caíram, talvez um estudo verdadeiramente direcionado com base em dados fáticos seja o início de uma solução e, quem sabe, de uma posterior comemoração (que com certeza serei convidado, né? rsrsrsrsrs).

Ao final da análise de dados de todas as disciplinas, você encontrará o tema bambambam de cada matéria, ou seja, o assunto que mais caiu até hoje naquela disciplina. É, amigo(a), o livro te obriga a ter foco o tempo todo! Hehehe.

Sessão de questão: A jurisprudência na medida certa e as questões para você treinar


"Quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho." - Arnold Palmer
Devidamente lidas as sessões do raio-x e da análise de dados, é hora de testar os seus conhecimentos resolvendo as questões de todos os TRFs já cobradas até a data de elaboração da obra. 

As questões são separadas por disciplinas que, por sinal, estão separadas por assunto. Antes de iniciar a resolução de questões sobre um assunto, você verá logo no início a jurisprudência resumida pertinente ao tema, seja informativo de jurisprudência ou súmula, e logo após você será apresentado às questões objetivas.

Aliás, os autores destacaram nas questões um pequeno lembrete logo acima do tema delas para que você tenha mais atenção ali. Eles fizeram isso nas questões que abordam os 28 grandes temas da magistratura federal. Veja na foto abaixo como isso é refletido no livro:

Sessão de questão: A jurisprudência na medida certa e as questões para você treinar


Além disso, convém lembrar aqui de um pequeno detalhe para que você não se assuste ao procurar isso no livro e não encontrar: Apenas as questões objetivas possuem gabarito, as questões discursivas não. Outrossim, o gabarito das objetivas não é comentado, só informa a a alternativa. Na verdade elas estão ali para servir de base de dados e também para que você teste seus conhecimentos com base nas informações coletadas da jurisprudência apresentada antes das questões, elas servem para as objetivas e discursivas. Infelizmente as bancas não possuem o bom costume de divulgar espelhos das discursivas, por isso a sua falta.

Eu vejo o papel desse livro mais como um informativo e direcionador de estudos do que um livro para resolução de questões. Eu comprei ele apenas para saber o que mais cai e como cai, além de ler resumidamente a jurisprudência relativa à questão, o que poupa muito do meu tempo que,  assim como o seu, é curto. Por isso não achei ruim o fato das questões não serem comentadas. 

Caso você queira um livro da magistratura federal só com questões comentadas a própria editora juspodivm também possui um muito bom que inclusive também, falarei dele numa próxima oportunidade. Ele faz parte dos famosos "Revisaços" - livros da editora juspodivm feitos só com questões comentadas de cargos específicos, seja juiz estadual, federal, procurador e lá vai. 

Considerações finais sobre o livro "Magistratura Federal - Edital sistematizado" da Editora Juspodivm



O livro correspondeu às minhas expectativas, cumpriu o que prometeu. A partir de sua leitura o leitor já sairá com uma nova mentalidade, sabendo o que de fato vem sendo valorizado pelas bancas examinadoras e, assim, podendo intensificar e dar mais qualidade ao seu estudo, focando naquilo que realmente vem sendo objeto de avaliação.

Além disso, destaco também a qualidade do material e o design. Sou muito detalhista e o design marrom com preto ficou muito bonito, além do tamanho do livro ser na medida certa: Nem muito grande e nem muito pequeno - tanto na parte física quanto na parte do conteúdo. Cabe lembrar aqui também que as folhas não são muito finas, o que é ótimo para você que gosta de passar marca texto nas partes importantes sem medo de melar o verso da folha, hehehe. 

Vale lembrar aqui também que a otimização do estudo proporcionado pela leitura dessa obra não se restringe ao fato dela organizar os conteúdos e demonstrar o que deve ser priorizado por nós concursandos da magistratura federal, mas também precisamos destacar a otimização de tempo do conteúdo a ser estudado. Num só material você pode estudar a jurisprudência naquilo que realmente interessa para a sua prova, ver como aquilo está sendo cobrado e saber o que realmente vem sendo cobrado e o que não merece tanto a sua atenção, apesar do fato de que nada pode ser negligenciado.

Nesse árduo caminho que escolhemos percorrer, ferramentas assim otimizam muito o nosso estudo e intensificam a qualidade dele. O conteúdo cobrado pelas provas é extenso e parece infinito, mas analisando direitinho acabamos percebendo que parte desses conteúdos se repetem enquanto outras sequer chegaram a ser cobradas numa edição de certame de magistratura. E o livro informa justamente quais são esses pontos de forma simples e direta, sem muita enrolação.

Só tomei um susto pelo fato das questões não serem comentadas, mas como eu adquiri na mesma época o revisaço o susto passou. Até porque, como eu já disse, meu objetivo ao adquirir o livro não era resolver questões, mas sim saber o que cai ou não nas provas de juiz federal.

É isso ai amigos, essa foi a resenha de hoje. Espero que tenha sido útil e que seus estudos para a MF rendam cada vez mais. Vamos juntos! Desistir não é uma opção. Até a próxima.

Vídeo da semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *