A plataforma de estudos na modalidade on-line vem se expandindo numa velocidade vertiginosa. Se voc...

Faculdade de Direito de Yale oferece cursos gratuitos online

By | terça-feira, julho 19, 2016

yale-law-school - curso online

A plataforma de estudos na modalidade on-line vem se expandindo numa velocidade vertiginosa. Se você acompanha o Blog há um tempinho, sabe que que divulguei aqui quando a faculdade de direito de Harvard ofereceu cursos gratuitos on-line com direito a certificado.

 

Chegou a vez da tradicional faculdade de direito de Yale, com mais de 300 anos de existência, fazer o mesmo.

 

Através da plataforma de aulas coursera é possível se inscrever em diversos cursos oferecidos por dezenas de Universidades espalhadas pelo mundo. Como o foco do post é sobre a faculdade de direito de Yale, já deixarei os links prontos abaixo com o nome do curso e um breve resumo acerca de cada um deles.

 

Os benefícios de participar de cursos estrangeiros do porte desses são vários: Acréscimo cultural, entendimento sob um ponto de vista diferente acerca de determinados institutos jurídicos, aprendizado acerca da forma de estudo e análise dos fenômenos estudados e, claro, treinar nosso inglês de cada dia e de quebra estudando com alguns dos melhores professores do mundo em suas respectivas áreas.

 

Os cursos de Yale na área jurídica encontrados foram os seguintes: A constituição dos Estados Unidos; Fundamentos morais da política; A constituição não escrita dos Estados Unidos; A caixa de ferramentas do aluno de Direito.

 

Para acessar os cursos é preciso fazer um cadastro na plataforma de estudos coursera. É possível fazer isso logando através do facebook ou fazendo o cadastro tradicional com email e senha.

 

Yale law school: A Caixa de ferramentas do aluno de Direito

 

 

O curso aborda informações que vão desde os conceitos primordiais de direito até concepções complexas acerca da área jurídica. De acordo com a própria descrição informada no site, o curso aborda as bases necessárias para se ter sucesso no meio jurídico e ir além. O meio para isso será a apresentação ao aluno de terminologias, conceitos e ferramentas de advogados e professores de direito para serem usadas no campo da argumentação. Essas ferramentas irão ajudar a melhorar a abordagem argumentativa do estudante, possibilitando que ele aplique as técnicas aprendidas em seu próprio País.

 

O curso é repleto de leituras que se complementam. Além disso, há também palestras pequenas e lições separadas por aulas que podem ser vistas no horário que você considerar mais viável.

 

O curso tem direção de 3 semanas e exige entre 05 a 07 horas semanais como “presença”. Cada semana possui dois módulos, só a semana 3 que possui três. Cada módulo é composto por 04 videoaulas + leitura acerca de cada assunto abordado, ou seja, para cada vídeo, uma leitura. Ao final de cada módulo será feita uma avaliação. Para concluir o curso é necessário ser aprovados em todas as tarefas.

 

Início do curso: 18 de julho.

 

O curso possui certificado, mas para isso é preciso escolher a modalidade paga do curso que está no valor de 29 dólares, o que hoje daria pouco mais de 90 reais e é pago por cartão de crédito. Se você não tiver interesse no certificado, pode se inscrever na modalidade gratuita que terá o mesmo acesso de quem acessa pela modalidade paga, só não receberá o certificado.

 

Yale Law School: A Constituição não escrita dos Estados Unidos

 

O curso sobre a constituição não escrita dos Estados Unidos é ministrado pelo professor Akhil Amar, da faculdade de direito Yale. O curso aborda aspectos introdutórios das técnicas básicas de interpretação constitucional.

 

O curso também possui certificado da mesma forma e nos mesmos moldes que expliquei no curso anterior. Aliás, todos os cursos são assim. O acesso é o mesmo, mas quem quiser certificar que concluiu o curso com êxito deve iniciar o curso na versão paga, que custa 29 dólares.

 

O curso é ministrado em inglês e possui legenda em chinês. Ele é bem mais extenso que o curso de ferramentas do aluno de Direito. Possui o dobro de módulos, ou seja, 06 que possuem cada um várias videoaulas e muitas leituras complementares. Durante as aulas são apresentados e interpretados diversos casos práticos que colocam em xeque diversas pilares da interpretação. Fãs de constitucional vão se encontrar aqui. A hermenêutica constitucional é evidenciada o tempo todo, pois é o ponto central do curso.

 

O aluno interessado neste curso deve reservar entre 12 e 15 horas semanais de dedicação. O início do curso foi também no dia 18 de julho. Porém, a partir do momento em que a inscrição é realizada você terá acesso a tudo que foi feito até o momento.

 

Yale Law School: Fundamentos morais da política

 

Quando é que os governos merecem nossa lealdade e quando eles não merecem?” é com essa pergunta que se inicia a descrição do curso pela própria instituição. Esse curso é para quem gosta de aprofundar dentro da ciência política, matéria estudada já no primeiro ano da faculdade de direito.

 

De acordo com a descrição exposta pelo próprio curso, ele explora as principais respostas que foram dadas a esta pergunta no Ocidente moderno. Começa com um levantamento das principais teorias políticas do Iluminismo: o utilitarismo, o marxismo, e a tradição do contrato social. Em cada caso, começa  com um olhar de formulações clássicas, localizando-os no contexto histórico, mas, em seguida, mudar para os debates contemporâneos como eles se relacionam com a política hoje.

 

Em seguida analisa a rejeição do pensamento iluminista na política, novamente explorando formulações tanto clássicos e contemporâneos. A última parte do curso aborda a natureza e as justificativas para, a política democrática, e suas relações à iluminação e Anti-Iluminismo pensamento político.

 

Além de explorar diferenças teóricas entre os vários autores discutidos, considerável atenção é dedicada às implicações práticas de seus argumentos concorrentes. Para este fim, discute-se uma variedade de problemas concretos, incluindo debates sobre desigualdade econômica, ação afirmativa e a distribuição de cuidados de saúde, os limites do poder do Estado na regulação de expressão e religião, e as dificuldades levantadas pela ameaça emergente do ambiente global.

 

É um curso extenso, possui extensão de 08 semanas e exige entre 12 e 15 horas semanais de dedicação de quem topar esse desafio. A observação do certificado também se aplica aqui.

 

Yale Law School: A constituição dos Estados Unidos

 

Há um curso de 06 semanas sobre a constituição dos Estados Unidos (direitos, separação dos poderes e federalismos). O estudo da constituição norte-americana é de suma importância para a compreensão do direito constitucional de uma forma holística, pois esta constituição repercutiu em todo direito ocidental. 

 

O curso também exige no mínimo entre 12 e 15 horas semanais de dedicação de seus alunos e oferece certificado para quem assim desejar. O curso é ministrado pelo Prof. Akhil Amar, o mesmo do curso de técnicas de interpretação.

 

Yale Law School: A grana está curta mas quero fazer o curso com certificado, é possível?

 

Sei que um dos principais atrativos de fazer um curso de renome é poder, claro, constar que concluiu este curso em seu currículo. Para isso é necessário possuir um certificado comprovando tal feito. Porém, como você viu acima, a plataforma exige uma taxa de 29 dólares para quem desejar obter o certificado ao final do curso. Entretanto, é possível requerer o chamado auxílio financeiro caso você não possa pagar a taxa.

 

Para isso é necessário preencher um pequeno requerimento na página da coursera. De acordo com a plataforma, para ter direito ao auxílio financeiro você deve preencher os seguintes requisitos:

  • Demonstrar que o pagamento do preço de um Certificado de Curso causaria dificuldades financeiras.
  • Comprovar integridade acadêmica e contribuir positivamente para a comunidade do curso.

Para ter acesso à página do requerimento clique aqui.

 

Espero que tenham gostado da novidade. Até a próxima!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial