sábado, dezembro 24, 2016

Conheça Axel Sprenger, um alemão que dá aulas gratuitas no youtube

Olá, meus caros.

Quem tem o mínimo de noção cultural do direito sabe o quanto a cultura alemã influenciou e influencia o nosso ordenamento jurídico. São inúmeras as menções da contribuição do direito alemão numa diversidade de áreas do direito brasileiro, direito constitucional, direito civil e, principalmente, no direito penal.

Naturalmente, acabei me tornando um curioso de tal cultura e decidi procurar algo relativo nas redes sociais, especialmente o youtube. Não nego, a indicação por parte de uma grande amiga quanto a esse canal pesou e muito pela atenção a ele prestada. Nele, aprendi um pouco sobre o idioma - e tirei uma série de tabus quanto ao aprendizado do mesmo - e encontrei hoje uma oportunidade de retribuir o aprendizado adquirido gratuitamente.

Estou falando de Axel Sprenger, um alemão que, de forma descontraída, leciona aulas não apenas do idioma de seu País, como também mostra com muita simpatia a cultura de lá e suas impressões sobre o Brasil. O mais interessante disso é que tudo é feito em português. Isso mesmo, o alemão leciona alemão em nosso idioma!

Axel Sprenger

Axel Sprenger - O alemão que ensina em português

Com aulas que mais parecem um bate papo com os espectadores, Axel dá um show de didática e objetividade em sua série de vídeos fornecendo dicas a respeito do idioma alemão. O conteúdo dessas videoaulas é passado de forma bem informal, aulas essas que são repletas de dicas pontuais quanto à escrita e pronúncia de termos mais usados do idioma.

No entanto, não espere encontrar no canal de O alemão - nome do canal do Axel - nada parecido com alguma espécie de canal institucional. O alemão é um canal, digamos, à moda artesanal, uma vez que formalidade passa longe da abordagem temática dos vídeos, o que, de forma alguma, obsta a qualidade do que é passado.

O canal é um conjunto temático da vida do Axel. Nele, ele conta a experiência com ocorrências vividas no Brasil e na Alemanha. O legal disso é que ele aponta qual a diferença da experiência de um local em relação ao outro. Ademais, claro, ele possui também uma boa quantidade de vídeos lecionando alemão, bem como fornecendo dicas pontuais, como um vídeo informando 05 livros para estudar alemão mais rápido, 05 dicas para aprender uma língua mais rápido, gírias alemãs, pronúncia das letras e termos mais difíceis, por exemplo.

Um grande diferencial do canal O alemão é que o proprietário, apesar de ser nativo da Alemanha, transmite seu conteúdo em português. E, por incrível que pareça, ele fala bem o nosso idioma. Assim sendo, a experiência acaba sendo recíproca: Enquanto o Axel nos ensina o idioma da terra de Van Merkel, Jakobs, Robert Alexy, Franz von Liszt, Claus Roxin, entre outros, a galera brasileira que acompanha o canal dele dá dicas, nos comentários, de como ele pode ir melhorando no idioma.


O alemão e o concurso "Best Influencer Panamá" - podemos fazer uma boa ação neste natal

Best Influencer Panamá


Desde 2011 o Axel possui seu canal e desde então acumulou mais de 5 milhões de visualizações. De lá para cá, muito conteúdo foi disponibilizado. A simpatia dele para com seus fãs chama muita atenção. Não é à toa que fui apresentado ao trabalho dele por uma grande amiga, que nem preciso falar que é super fã dele. 

Por isso, pensei em darmos uma forcinha ao alemão no concurso Best influencer Panamá. A primeira etapa do concurso, única na qual podemos atuar como papais ou mamães noel, escolherá apenas um candidato para ser o embaixador do Panamá e ficar responsável em transmitir na internet as belezas do local, vestir a camisa e mostrar ao mundo o porquê do Panamá ser interessante. A viagem será paga pelo concurso ao ganhador. 

Numa rápida pesquisa nas redes sociais, o atual primeiro colocado (Axel está logo após, coladinho, em segundo) tem praticamente dez vezes mais seguidores que o nosso Alemão. No entanto, o pessoal está engajado em ajudá-lo e a votação está acirrada, apesar da diferença brutal de seguidores na internet, a do alemão parece estar mais engajada. No entanto, ele está em segundo lugar e cada voto valerá muito para a realização desse sonho. É a segunda vez que ele tenta ganhar esse concurso.

Eu e você podemos ajudá-lo nessa simplesmente com um clique, um simples like seu concederá 10 pontos para o Alemão e valerão muito mais que isso, será a boa ação de natal nossa de 2016 na internet. 

Para votar no Axel é bem simples. São apenas dois passos.

1. Acesse o site: http://www.panamabestinfluencer.com/EN/pbi/5012/ vai tocar uma musiquinha bem viciante, mas foco na nossa missão de natal. 

2. Role para baixo um pouquinho e clique no coração, clicando nele você poderá fazer login pelo facebook, email ou conta do google. Confirmando seu voto, você com seu clique terá concedido 10 pontos para o nosso amigo alemão!


3. Uma vez confirmado o voto, a tela ficará azul

3. Uma vez confirmado o voto, a tela ficará azul

Prontinho, missão cumprida! Com a vitória do alemão, mais conteúdo o canal dele terá e poderemos cobrar mais aulas do idioma e da cultura que tanto é citada em nossas doutrinas. 

Já que ele valorizou o Brasil aprendendo o português e se disponibilizando em nos ensinar o seu idioma, nada mais legal que retribuirmos ajudando ele também. 

Um feliz natal a todos! 

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *