sábado, março 18, 2017

Missão concurso público: Horas líquidas

Horas líquidas

Olá, povo juridicamente estudioso dessa nação! Todos bem? Espero que sim.

Cá estamos nós para o segundo post de nossa coluna semanal intitulada missão concurso público, coluna esta em que sempre tentarei trazer algo que acrescente aos nossos estudos.

Vamos para o tema da semana: Horas líquidas.

Horas líquidas


Aprendendo sobre métodos e técnicas de estudos, vi muitos nomes importantes na área recomendando o controle real das horas de estudos por uma série de motivos: 

• Manter um alto rendimento durante o estudo; 
• Saber fazer pausas estratégias; 
• Aprender que estudar bem não é estudar muito; 
• Ter noção que existe uma grande diferença entre o tempo que você acha que estuda e o tempo que efetivamente foi estudado.

Em resumo, horas líquidas são as horas em que de fato você passou estudando. Para isso, é preciso que você ao fazer qualquer coisa que não seja estar de olho em seu livro, PDF, lei, exercício, resumo, entre outros, não inclua o tempo gasto em outras coisas dentro do tempo de estudo.

Como contabilizar o tempo efetivamente estudado (I) e ter controle disso em todas as matérias (II)? E como saber o tempo de fazer pausas (III)? Vamos por partes.

Para contabilizar o tempo efetivamente estudado, você necessitará de um cronômetro. Começou o estudo? Começa o cronômetro.

Deu vontade de ir ao banheiro? Surgiu a necessidade de sair para pagar alguma conta, sair, comer, enfim? Pausa o cronômetro. Acabou a atividade? Para o cronômetro e confere o tempo que você estudou de verdade. Essas serão suas horas líquidas.

Porém, não é tarefa fácil contabilizar todas as horas líquidas de todas as matérias todos os dias de forma manual. E é preciso ter controle de todas as matérias. É aqui que apresento a você a ferramenta perfeita para isso: O aplicativo aprovado.

Com esse aplicativo você cadastra todas as suas matérias, pode cronometrar cada sessão de estudo, pode pausar e salvar o tempo estudado.

Você também pode conferir todo o saldo do dia, da semana, do mês, de tudo! Você terá noção real de todo o tempo que você investiu nos estudos.

Dessa forma, você verá que o fato de ter reservado três horas para estudar - por exemplo - não significa que você terá estudado essas três horas. Perceberá, também a necessidade constante de ter disciplina para se manter buscando seus objetivos.

Você verá que estuda bem menos do que pensa. Tem sido um choque constante comigo, no entanto meu senso de disciplina melhora a cada semana contabilizada.

A última questão é sobre como controlar o tempo certo para fazer pausas. Essa parte é bem relativa, vai muito de cada um. Contudo, uma coisa é certa: Estudar sem fazer pausas traz mais prejuízos do que benefícios.

Existe uma técnica de estudos conhecida como método pomodoro. Até existe aplicativo para isso. Por essa técnica, você faz pausas frequentes a cada 30, 40 ou 60 minutos.

Para cada 30 minutos de estudos, você pode pausar 5 ou mais para descansar e assim sucessivamente. Dessa forma você pode descansar seu cérebro e pode voltar com foco total para mais uma sessão de estudos.

Apesar de não usar o aplicativo pomodoro, sou adepto à filosofia desse método. Só que minha pausa é de acordo com a quantidade do tempo líquido estudado. Para cada hora, costumo pausar 15 minutos em média. 

Embora em alguns dias eu pause ou menos, depende muito de como está minha concentração. Se eu ver que o cansaço é maior que o foco, faço a pausa, sempre tentando chegar a uma hora.

Mas já fiz pausas a cada 30min, depende do dia, o que importa é ter disciplina para completar sua sessão de forma focada e proveitosa. Ler por ler, resumir por resumir, ver aula por ver aula, é jogar nosso bem mais precioso no lixo, qual seja, o tempo.

Minha evolução

Essa semana é a segunda semana em que usei o aplicativo. Consegui estudar praticamente 10 horas líquidas a mais em comparação à primeira semana. 

O saldo da semana anterior mostrou que eu desperdiçava meu tempo com muita distração, o que acabou me assustando. 

Eliminei algumas distrações, coloquei tempo certo para acessar redes sociais e afins e assim consegui na semana mais 10 horas de estudos. 

Pretendo melhorar essa marca, mas já estou muito feliz com esse salto.

Evolução da primeira para a segunda semana
Evolução da primeira para a segunda semana

 Como disse, eu tento tomar muito cuidado com as pausas. Faço isso para não correr o risco de fazer uma pausa maior que o tempo de estudo, o que aconteceu muito na primeira semana. A evolução da gente realmente é lenta, é diária e aos poucos, só não podemos darmos por vencidos e desistir de melhorar.

Usando o aplicativo aprovado, que é um APP gratuito e disponível para todas as plataformas mobile, já consegui um avanço muito interessante. E pretendo avançar ainda mais próxima semana.

Acredite, as vezes você acha que não tem tempo, quando na verdade tem, só que não foca corretamente nas suas prioridades reais. O aplicativo vai te abrir os olhos quanto a isso.

Dica bônus

Tenho que confessar, não foi apenas o aplicativo e a noção de horas líquidas que me deram um verdadeiro salto no tempo e qualidade de estudo. Assisti logo no começo da semana o evento mapa da mina, disponibilizado gratuitamente pelo curso ênfase.

mapa da mina


O evento é destinado à preparação para concursos públicos de tribunais e MPU. Pelo fato de eu estar no início da preparação, pulei a parte dos aulões das matérias, pois ainda estou fazendo base nelas e isso acabaria me atrapalhando.

No entanto, assisti todas as aulas de coach, ministradas pelo Professor Renato Porto. São duas aulas muito proveitosas, me foram muito úteis! Admito que não consigo aplicar tudo que foi dito, mas dei o primeiro passo aplicando de uma por uma e já sinto o retorno dos esforços empreendidos.

Por isso, está aqui a recomendação.

• Link de acesso para o evento (não sei até quando estará online): Clique aqui

Bom, amigos, por hoje é só. Bons estudos para todos nós e que tenhamos uma semana muito produtiva, abençoada e feliz. Bora estudar! Até a próxima!

O Autor


Henrique Araújo: Jusblogueiro desde 2012 e alérgico à lactose desde sempre. Acredita que o conhecimento só é válido quando compartilhado e está aqui pra somar. Melómano, amante do direito constitucional e enxadrista por teimosia. Docente em formação, escreve por hobbie e espera que esse Blog seja útil pra você. Aprovado no XIX exame da OAB. Sabe que um mundo perfeito é utópico, mas que é perfeitamente possível torná-lo melhor por algo ou pra alguém, escolheu o direito como ferramenta de materialização dessa ideia. Sigam-me os bons.

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *