4.16.2017

Precisamos falar sobre ansiedade

Precisamos falar sobre ansiedade


Quando você decide respirar o ar oxigenado pelo Direito, alguns subcontratos vêm juntos no pacote: Estigma social, pressão para se diferenciar na multidão diante da saturação do curso e dos elevados graus de dificuldade dos concursos públicos, pressão para passar na OAB de primeira, para ter uma trajetória dentro da pesquisa, extensão, de uma boa oratória, capacidade de argumentação, dominar ao menos um pouco de alguma área, enfim.

Existem vários itens que poderiam ser mencionados aqui e que, em algumas pessoas, só de imaginá-los, acabam tornando-se mais problema do que solução.

A ansiedade para passar por essas experiências somada ao fato de que ninguém quer passar por eles e frustrar-se acaba trazendo uma série de prejuízos que só quem sofre com a ansiedade sabe muito bem. 

É noite mal dormida, dores de cabeça e musculares constantes, sensação de impotência ante o mais simples exercício de exposição (como num seminário, por exemplo), entre outros.

É óbvio que todo curso universitário tem a possibilidade de trazer consigo esses transtornos. Porém, diante do estereotipo ocupado pelo direito no imaginário social, a intensidade disso pode chegar, e muito, bem mais longe.

Percebo isso em quase todos os e-mails que recebo aqui de amigos leitores do blog. Pensando nisso, passarei a trazer ao blog temáticas relativas a esse fenômeno e seus afins, para que sirva de auxílio de enfrentamento a esse problema e, quem sabe, resolvê-lo.

Muitas vezes a dificuldade que você atribui a algo está mais na forma como você enxerga-o do que na complexidade dele de fato.

Para auxiliar nessa jornada à mudança de pensamento e comportamentos, trago hoje uma palestra enriquecedora ministrada por AugustoCury (médico psiquiatra, professor e escritor brasileiro) intitulada Ansiedade: como enfrentar o mal do século?

A palestra não é direcionada especificamente ao público universitário, concurseiro, Oabeiro etc., no entanto, aborda de forma precisa as feridas abertas pela ansiedade na vida de quem a porta e que acaba se tornando um fardo sobre-humano.

Assista sem pressa e reflita um pouco sobre o conteúdo abordado. Você verá que esse problema é mais comum do que imagina e que o público universitário não é alvo exclusivo. Boa palestra:

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts