4.14.2017

Professor e Juiz disponibiliza resumos de todas as matérias do direito civil gratuitamente



Direito civil é, sem dúvidas, uma das matérias mais extensas dentro da área jurídica. Não por outro motivo é a disciplina com mais cadeiras na graduação. Em algumas instituições, o número de cadeiras do direito civil chega a oito.

Resumo de direito civil
Não é nada simples estudar um conteúdo que vai da parte geral até a sucessão. Que cuida da vida até (depois) da morte. 

Só na legislação, são mais de 2 mil artigos. Doutrinas? Dezenas, nenhuma com menos de 200 páginas. 

Definitivamente o direito civil parece não ter fim. Pior ainda é cogitar a possibilidade de resumir toda essa matéria e tê-la integralmente num único lugar. Num único espaço. Com uma linguagem simples, direta e objetiva

Ao menos era assim que eu pensava antes de conhecer o site que hoje compartilho com vocês.


A indicação de site de hoje é totalmente dedicada ao portal do Juiz Rafael de Menezes.

O blog conta com resumos de todas as disciplinas do direito civil. Porém, não se tratam de “resumões” ou nada parecido. 

Dentro de cada disciplina da matéria (ex: Parte geral, direitos das obrigações, direitos reais) há um conjunto de resumos abordando os assuntos daquela área.
Para direitos reais, por exemplo, há 18 aulas em texto. Tudo gratuito.

Um dos grandes pontos positivos desses resumos disponibilizados gratuitamente pelo Rafael é que não há um resumo de direito das obrigações, por exemplo, mas sim um conjunto de resumos relativo ao direito das obrigações. 
 
Dessa forma, você consegue adquirir uma visão contextual da integralidade do assunto ou, simplesmente, verificar o resumo de um tópico específico dentro da disciplina. Quem manda é você.

Super indicado para revisar assuntos para concursos públicos, OAB e até mesmo provas da faculdade.

Como exemplificação da quantidade de resumos por “área” do direito civil, veja a tabelinha ilustrativa abaixo, que você pode clicar pra ir direto aos resumos:

Matéria do direito civil
Quantidade de resumos
01
20
19
11
18
17
05
16

É praticamente um curso de direito civil gratuito. Um verdadeiro achado nestas terras virtuais!

Na época em que eu estava na graduação em Direito, usei várias vezes o site do Rafa (olha a intimidade!) para relembrar temas vistos no começo do curso. 

Aliás, a proposta do site é justamente servir de roteiro das aulas do Rafael.

Agora continuo visitando e revisando. Indicá-lo para que você amplie seus estudos dentro dessa matéria linda, mas que parece não ter fim (bem na pegada da caverna do dragão) é o mínimo que eu poderia fazer.


Bons estudos!

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts