5.26.2017

Resenha do livro "Super-revisão: Concursos Jurídicos - Doutrina completa"

Resenha do livro "Super-revisão: Concursos Jurídicos - Doutrina completa"

Olá, Jusamigos(as)! Há tempos não faço uma resenha marota de livro neste diário, hein? 

Vamos resolver isso com a resenha de um livro que tenho aqui há um tempinho e que pode ser de extrema relevância para você, caso possua as necessidades que explicarei no decorrer deste texto.

Trata-se do livro Super-revisão: Concursos Jurídicos - Doutrina completa da Editora Foco. Comprei ele ainda na época de faculdade. O modelo que será resenhado aqui é do ano de 2013 (2ª edição), cuja coordenação ficou sob a responsabilidade de Wander Garcia.


Super-revisão Concursos Jurídicos - Doutrina completa: Dados básicos

O Super-revisão de doutrina completa é um verdadeiro tijolo (mais de 1665 páginas). Mas calma, a grossura tem uma justificativa: A obra contempla diversas áreas do direito. Para ser mais exato, são 26 áreas abordadas no livro.

EU DISSE 26 ÁREAS. VOCÊ NÃO LEU ERRADO. 

Obviamente as áreas não são esgotadas. O próprio nome da obra informa que se trata de uma revisão dos principais pontos das áreas contempladas no livro.

Henrique quais áreas são abordadas no livro? Me fala para eu ver se me interessa.

Ok, sente para não cansar. Vou separar por grande área, certo?

Civil: Civil, Processo Civil, Empresarial, Agrário.
Internacional: Internacional público, internacional privado, Direitos Humanos.
Hermenêutica.
Público: Constitucional, Administrativo, Tributário, Eleitoral, Financeiro, Econômico, Previdenciário.
Trabalho: Trabalho e Processo do Trabalho.
Criminal: Penal e Processo Penal.
Difusos: Processo Coletivo, Consumidor, Ambiental, Criança e Adolescente, Idoso, Pessoa com Deficiência, Educacional.

A quantidade de páginas por matéria é muito maleável. No entanto, nenhuma matéria tem mais de 250 páginas. Ao menos na minha edição. A maioria gira em torno de 100/150, uma ou outra passa disso, mas nenhuma passa de 250. 

Cada disciplina foi resumida por um autor diferente. Na capa há a lista completa com o nome deles. Destaque para o Dellore em processo civil. Infelizmente o meu não serve nessa parte em virtude do novo CPC, mas a didática do Dellore é fenomenal. Os outros também são bons, mas ele merece destaque. 

As páginas são divididas em colunas, o que passa a sensação de uma leitura menos cansativa, ao menos para mim. Além disso, há destaques em negrito para termos especiais, divisão em tópicos e subtópicos dos temas e muita, muita clareza nas explicações. É o tipo de material que você usa para bater o olho e repassar o assunto. 

Quanto ao contexto utilizado na abordagem, as explicações possuem um pouco de jurisprudência e conceitos básicos de doutrina. Não há questões no livro, pois o objetivo e servir de um resumão mesmo, questões você pega na net. Qconcurso tá ai pra ser usado né gente.

Na verdade o livro possui alguns gabaritos de concurso, que são enunciados já cobrados em prova. Se isso pra você pode ser conceituado como questão, então desconsidere o parágrafo anterior.

A objetividade e didática do livro é sensacional. Os tópicos são curtos e muito bem divididos, veja só esse exemplo dentro da matéria direito penal, que eu sei que vcs amam (passem esse amor pro seu amigo aqui também), acerca dos conceitos de crime e outras fotinhas:


O Super-revisão cobre as matérias grandes?

Processo penal

Outra dúvida que eu tinha acerca de livrões dessa natureza residia na possibilidade de eles cobrirem todos os âmbitos de uma matéria extensa ou não. O super revisão cobre dentro de suas possibilidades.

O direito civil começa na parte geral e vai até sucessões. O direito penal vai da parte geral à especial. E ainda tem resumo de algumas leis abordadas na área de legislação penal extravagante (hediondos, tortura, drogas e desarmamento). O resumo do direito civil completo possui pouco menos de 200 páginas. Um grande feito para uma matéria enooorme.

Direito do trabalho também tem um cuidado especial. A matéria é dividia em duas partes: direito individual e direito coletivo do trabalho. Eu gostei do apanhado feito nas duas. O resumo completo de direito do trabalho - abrangendo a parte coletiva e a parte individual - possui um pouco menos de 100 páginas.

O resumo de direito processual penal também me agradou. Ele tem início no tema fontes do direito processual penal e termina nas ações autônomas de impugnação. CPP tem uma série de minúcias bem fáceis de esquecer. Uma olhada no resumo já dá mais segurança de não estar esquecendo nada básico para a prova. O resumo dessa matéria completa possui 125 páginas.

Para quem o livro "Super-revisão" é indicado?

Para quem o livro "Super-revisão" é indicado?

Tão importante quanto saber a estrutura do livro, as matérias do livro, a abordagem de assuntos do livro é saber para quem ele é mais indicado. E aqui abro um parênteses. O motivo de eu estar fazendo essa resenha é justamente por esse tópico, para informar a quem se destina esse livro.

Conversei, acredito que ontem, com uma leitora por e-mail que estava "parada no direito" há anos, e precisava de um livro para ter noções gerais de todas as matérias e, a partir disso, alçar voos maiores. Não pensei duas vezes em indicar o livro que agora é pauta de resenha aqui.

O objetivo do super revisão é justamente fornecer noções gerais das matérias e, assim, permitir que até os alunos mais avançados encontrem nele um suporte para fazer aquela revisão marota de em semana de véspera de prova. 

Desta forma, tanto os mais adiantados quanto os mais atrasados podem fazer um bom uso do material e dele tirar proveito para continuar e busca de seus objetivos.

Além disso, há de se ressaltar a qualidade do material impresso. Já vou pra 4 anos que tenho esse livro e ele continua duro na queda. Até hoje consulto ele para dar uma repaginada em alguma matéria que eu não tenha fixado na memória de forma satisfatória.

Outro ponto que pode ser destacado é a economia que a aquisição de um livro desse porte proporciona. Você tem 26 sinopses num livro só. Calcule ai o valor de uma sinopse, multiplique por 26, tire o valor do livro e confira o quanto você poupa ao investir nessa revisão.
Só não deixe de comprar doutrina por conta disso, mas de sinopse, para ter uma noção geral - que é o que uma sinopse deve fornecer - você estará bem agasalhado(a).

Considerações finais sobre o Super-revisão: Concursos Jurídicos - Doutrina completa

Direito eleitoral também faz parte do livro

Esse livro é um dos quais não me arrependo um momento sequer do investimento feito. Até hoje uso ele em algumas matérias para fazer revisão e relembrar determinados tópicos.

Com ele consegui ser aprovado no concurso de estágio do MP/SE, TJ/SE, JF/SE, na OAB (pela primeira e última vez) e agora que estou na luta das carreiras jurídicas tá pensando que bogueiro tem vida fácil?, verei se adquiro a versão mais nova. Eu gostei e recomendo. Entrei na faculdade em 2012, desde 2013 tenho esse livro. Já se tornou um bem infungível, vale muito mais que o dinheiro investido. Meu velho companheiro.

Com uma linguagem muito fácil de ser entendida e com uma uma abordagem ampla e pontual, o livro acaba por servir como uma poderosa ferramenta de revisão.

Ademais, serve também como material introdutório para quem está dando os primeiros passos nas matérias que nele são abordadas, esteja você estudando para concurso, faculdade ou OAB. Um bom resumo é sempre bem-vindo, e se já estiver pronto e feito por quem entende do assunto, melhor ainda.

5 comentários:

  1. bom dia asenhora marilene rodrigues de andrade filha de raimunda rodrigues de andrade comercializava com roupas e asua mae raimunda fez altas compras na sua mao e nao podia quitar e sua mae por sua espontania vontade falou para a senhora marilene que ela nao estava em condiçoes de pagar a divida com dinheiro mais daria um terreno no valor da divida a 7 anos atraz valor 270.00reais e todos irmaos aceitaram entao ela cubriu odinheiro que sua mae lhe devia sa roupas nao era da mesma um rapaz conhecido por sergio vinha deixar as roupas para marilene revender entao ela pagou para o sr. sergio no lugar de sua mae e logo com um mes e quinze dias a sr.marilene providenciou o material da casa e construiu,pagou para construir a casa e no terreno ela ganhou do governo uma cisterna e o rapaz contruiu francisco santana e outro que nao tenho lembraça de nome. pois os mesmos agora estao querendo tomar a casa e o terreno da sr. marilene,a mesma mudou da casa para vim morar de aluguel porque nao estava aguentando as agressoes deles para o esposo da senhora marilene,a mesma estava gravida e eles vinha provocar ameassar no terreiro da mesma ela passava mal a criança nasceu de 8 meses por causa das agressoes familiar nao tinha respeito pelas pessoas fomos vitimas deles tocaram fogo na frenta da residencia da mesma apos o nascimento da criança jayanne vitoria a criança estava com canssaço e a casa encheu de terrivel fumaça que tomamos o folego passamos ate meia noite do lado de fora afastados da casa com 4 crianças para nao morrer sufocados na fumassa.o meu esposo era chamado por uns deles de nego urubu com racismo descriminando o mesmo. proibiram uma senhora de 67 anos andar na casa da filha foi 2 anos de sofrimento e umilhaçao e descriminaçao contra o mesmo tomaram 3 crianças menor de 11/6/9 anos com mentiras e injustiça so afim de querer tomar a casa com o terreno e a renda da mesma de 534.00reais que recebia do bolsa familia.e ainda com denuncias falças e calunias sobre estas pessoas d. marilene e do se esposo estao sendo aflingidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOCALIDADE SITIO BARRA DO JUAR INTERIOR DE AFRANIO PERNAMBUCO CEP 56360000 PROXIMO AO POVOADO DE CACHOEIRA DO ROBERTO,

      Excluir
    2. Prezado Juvenal.

      Isso é um caso real? Entre em contato imediatamente com algum advogado próximo a você ou, então, com a defensoria pública do seu Estado.

      Abraço,
      Henrique

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, seu comentário foi removido em virtude de fazer propaganda de rateios. Caso tenha postado o link errado, fique à vontade para contribuir com a discussão do post.

      Abraço,
      Henrique

      Excluir

Deixe seu comentário.

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts