7.14.2017

[Resenha] Ciclo EARA: Como desenvolver um estudo de alto rendimento


[Resenha] Ciclo EARA: Como desenvolver um estudo de alto rendimento

Olá, Jusamigos(as)!

O post de hoje será sobre uma obra cuja leitura conclui hoje. Trata-se do E-book Ciclo EARA - O processo da aprovação, de autoria do ilustre Fernando Mesquita.

Vou pular a apresentação acerca do autor, que já falei sobre aqui no blog em algumas situações. Na primeira, dediquei um texto inteiro para apresentar o blog dele. Na segunda, elenquei o canal dele como um dos meus três canais favoritos sobre estudos no youtube.
ciclo eara: capa

Como vocês podem ver, a escolha da leitura desse livro não foi aleatória. Sou um admirador de longa data do trabalho que o Fernando Mesquita desenvolve na internet. A leitura de seu e-book seria uma mera questão de tempo. E assim foi.

Aproveitei o fato de minha gripe não permitir que eu estudasse os assuntos que teria de estudar para ler, em dois dias, o E-book acerca do ciclo EARA. De antemão, informo a vocês que foi uma leitura extremamente agradável! Percebe-se que a objetividade e excelente forma como o FM se comunica nos vídeos não é apenas atributo presente em sua fala, mas também na escrita.

Bom, chega de fazer sala e vamos à resenha do livro de hoje. Elenquei alguns pontos que julguei importantes.

Entretanto, caso você tenha alguma dúvida sobre o E-book, pode me perguntar por aqui ou por e-mail (contato@diariojurista.com) que terei o maior prazer em saná-la. Ou pesquisar junto, já que iniciarei a aplicação das dicas a partir de agora. Podemos aprender juntos! 😃

Agora é sério! 1, 2, 3, let's go!


Linguagem do ciclo EARA: Como é? 

Não poderia iniciar a resenha sobre um livro que fala como estudar sem tocar no fator número 0: Linguagem. Afinal, de nada adianta um método cadenciado, didático, executável e bem organizado se a forma como ele é passado não é suficientemente didática e clara ao leitor. Né?

Pois é! Essa preocupação com a linguagem foi nutrida por mim também. Já li alguns métodos de estudo espalhados pela internet. A forma como são explanados acabou me afastando e inviabilizando que eu os executasse.

O ciclo EARA não oferece apenas uma forma possível de estudar de forma organizada e de alto rendimento, mas principalmente é contextualizado de forma bem simples, sem grandes firulas gramaticais ou ideológicas.

O próprio autor deixa claro em diversas passagens que não tem por objetivo inventar a roda ou apresentar um método mágico. A proposta do ciclo EARA é organizar grande parte do conhecimento acerca de técnicas de estudo que conhecemos na atualidade.

Em resumo: É arrumar a bagunça que temos em mente ao falar sobre como estudar.

O melhor disso: O autor praticamente desenha como fazer. Em algumas passagens ele realmente desenha. Tá achando que estou inventando? Veja com seus próprios olhos:

ciclo eara
Uma das inúmeras ilustrações presentes no E-book ciclo EARA.
Tudo é devidamente explicado e exemplificado com linguagem simples, direta e objetiva
(foto/reprodução).

Os parágrafos são compostos por frases curtas e diretas. Definitivamente o critério linguagem não será um problema para você, seja você calouro, graduado, secundarista, enfim, todos os perfis de concurseiro(a) que você pode imaginar.

O que é o ciclo EARA?

É um método flexível que é visivelmente dividido em quatro frentes, estudo, aplicação, revisão e adaptação. Cada etapa é muuuuito bem explicada pelo Fernando. Tanto é cada uma possui um capítulo próprio.A parte de adaptação está espalhada pelo livro.

Em cada frente, o autor com muita objetividade enfrenta temas mais polêmicos que mamilos. Como exemplo cito as seguintes perguntas que podem ser respondidas com a leitura do livro:

Quantas horas estudar por dia?
Quantas matérias estudar por dia?
Quantas questões resolver?
Como diferenciar e elaborar material de base e revisão?
Como e quando fazer revisões?

Enfim, entre outras. 

Entretanto, acho bom deixar o seguinte aviso:

O ciclo não oferece, e nem pretende oferecer, resposta pronta alguma. O que não exclui a utilidade dele. Muito pelo contrário! 

O autor utiliza exemplos de pessoas com os mais variados perfis: Do que sabe nada do assunto e tem pouco tempo para estudar ao que tem o dia inteiro.

A partir desses exemplos, o autor vai tecendo seus comentários acerca de como desenvolver uma rotina executável, objetiva e proveitosa para cada perfil. 

ciclo eara
Um dos exemplos usados no livro. No caso, foi analisado o tempo de estudo e o desenvolvimento de uma rotina de estudos para cada perfil, observando não apenas o fato tempo, mas materiais de estudos, cargo, conhecimento prévio, entre outros. Foto (reprodução/Ebook Ciclo EARA)
Por fim, o autor faz um resumo prático de como executar o ciclo diariamente. Apesar de vermos 4 etapas distintas, o livro foca na estratégia de desenvolvimento de todas as etapas de forma simultânea, diária, visando conceder à preparação uma maior consistência e qualidade na forma de estudar.

Durante toda a leitura é muito nítido que o critério qualidade sempre é posto em evidência. 

ciclo EARA
Aliás, esse ponto é um dos mais importantes. Ao menos para mim. Percebi que falho bastante quanto à inserção de resolução de exercícios e, principalmente, revisão dos temas já vistos.

O ciclo ensina a como tornar ambas as tarefas plenamente executáveis. São vários toques sensacionais.

Um dos mais interessantes reside na etapa de revisão. Notei que os erros mencionados pelo Fernando eram exatamente os que eu estava cometendo.

Felizmente, foram apresentadas sugestões de como elaborar um bom material de revisão, especialmente sobre como fazer um bom resumo e, mais principalmente ainda, como elaborar e utilizar um mapa mental.

Além disso, o fator frequência e atualização do material é algo a ser notado. Nunca estudei dessa forma, vou tentar!

ciclo eara

Ao final do livro, realmente você percebe que as etapas não são algo novo, nunca antes visto pela humanidade. A novidade está na forma de encarar essas etapas e, claro, na organização racional de cada uma delas.

Até a forma de resolver questões é analisada, oportunidade na qual ele apresenta três espécies de questão de concurso e como analisar a depender de sua evolução no estudo.

Enfim, a qualidade do material não é surpresa alguma. Quem acompanha o canal do Fernando e suas ideias partilhadas nas redes sociais sabe o quão proveitosos são seus insights.

Diversos trechos do livro são referenciados em posts do blog do autor. Além disso, é possível encontrar explicações mais detalhadas ainda de trechos do livro (a exemplo das questões) nos vídeos do canal que possui o nome do autor

A leitura foi tão proveitosa e empolgante que conclui em menos de 48 horas o livro. Estou ansioso para por em prática os ensinamentos e começar a estudar de forma mais profissional e racional.

Percebi que realmente não é apenas estudar, mas como estudar. Como aprender com os erros, como analisar de forma racional as situações e tirar proveito de todas elas em busca de melhores resultados.

O livro cumpre exatamente o que promete. A proposta do ciclo EARA é muito interessante, uma vez que o autor deixa tudo muito claro quanto à sua execução, moldando as peculiaridades conforme a rotina e estilo de vida de cada um. 

O livro está extremamente recomendado! Para quem? Para todos aqueles que se interessam somo aprendizagem e, principalmente, quem deseja estudar de forma mais técnica para concursos públicos, quem tem a sensação de estar "patinando nos estudos", que está faltando "alguma coisa" na forma de estudar. Ou simplesmente para quem deseja começar com o pé direito nesse mundo que exige muito esforço e resiliência, mas que recompensa cada um pelo esforço investido.

Pelo que pude perceber, notei que as técnicas ensinadas podem ser aplicadas para o estudo da graduação também. Dá para dinamizar demais a forma de estudar com o uso do ciclo EARA. Como já conclui a faculdade, não poderei testar nesse sentido. Vou testar no estudo para concurso mesmo.

O livro é vendido no blog do Fernando Mesquita, para conferir clique aqui. De qualquer forma, sugiro visitar o blog mesmo sem interesse em adquirir o livro, pois ele possui excelentes conteúdos gratuitos. Você sai ganhando de qualquer forma. 

Até a próxima resenha. Bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Postagens recentes

recentposts

Não deixe de conferir

randomposts