Português para concursos: Ortografia oficial

outubro 06, 2013 17 Comments A+ a-



Olá amigos vamos dar início aos estudos sobre a nossa ortografia oficial. Já não é de hoje que sabemos que uma das disciplinas mais importantes para os concursos e para a vida é a língua portuguesa. Por conta disso, a postagem inicial com materiais de concursos públicos será sobre esse tema. Todo o material é gratuito e as aulas estão hospedadas no youtube, maior portal de vídeos gratuitos da face da terra. Então fique ligado(a) no material e na aula e bons estudos.

Em breve será disponibilizado uma tabela sugestiva de horário de estudos tanto pra quem só estuda, só trabalha ou trabalha e estuda. Estão também sendo disponibilizadas metas de estudo individuais através do email diariojurista@gmail.com. Para isso conte como é sua rotina para que a tabela realmente seja útil pra você e você possa cumprir ela corretamente, pois concurso exige muita disciplina acima de tudo!

O objetivo dessa nova série no blog sobre concursos é juntar materiais grátis num só lugar e ajudar os concurseiros e concurseiras com esses materiais mais algumas dicas e notícias que serão postadas no decorrer do tempo. Lembrando que os concursos enfatizados aqui são os jurídicos.

Materiais em PDF sobre a ortografia oficial


Guia da reforma ortográfica: Clique aqui
O que mudou com a nova ortografia: Clique aqui
Acordo ortográfico completo da língua portuguesa 2013: Clique aqui
Obrigatoriedade das regras do novo acordo: Clique aqui
Artigo sobre o novo acordo ortográfico: Clique aqui
Apostila complete sobre ortografia: Clique aqui
Íntegra do decreto legislativo nº 54 que aprovou o acordo ortográfico da língua portuguesa: Clique aqui
Principais regras da nova ortografia: Clique aqui
Tabela com as novas regras ortográficas: Clique aqui

Exercícios sobre ortografia

Exercício com 55 questões sobre ortografia com gabarito: Clique aqui
Exercício com 10 questões sobre ortografia com gabarito: Clique aqui

Vídeo aula sobre ortografia




Advogado, pesquisador e escritor. Criador do Diário Jurista. Pode ser encontrado no Facebook, Google+, Twitter e Instagram.

17 comentários

Write comentários
21 de janeiro de 2014 12:05 delete

Por favor corrija minha frase.
É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna forte e capaz para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão e a mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
1 de fevereiro de 2014 21:00 delete

É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna forte e capaz para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão, e a mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
5 de fevereiro de 2014 21:21 delete

Muito bom o site, materiais excelente, muito útil!!

Reply
avatar
10 de fevereiro de 2014 09:49 delete

É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna fortes e capazes para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão e a mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
Wili
AUTHOR
12 de fevereiro de 2014 18:48 delete

Obrigada por disponibilizar os arquivos

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de fevereiro de 2014 20:18 delete

É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna fortes e capazes para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão. A mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de fevereiro de 2014 11:23 delete

Eu acho que o Anônimo #2 está correto. "Fortes" e "capazes" somos nós (plural). Em relação à última oração, acho que deveria estar separada da anterior por ponto e vírgula, ou mesmo por ponto.

Reply
avatar
16 de março de 2014 04:02 delete

querida e querido profºª mestre imperador imoeratriz como se escreve a palavra empinge empinje impinge impinje empige empig ... aquela manifestação dermatológica comumente apresentada no século XX geralmente no couro cabeludo da cabeça.

Reply
avatar
16 de março de 2014 04:05 delete

a inflamação dermatológica que ocorre geralmente na pele do couro cabeludo da cabeça é : EMPINGE? IMPINGE? ... = _____________.

Reply
avatar
16 de março de 2014 04:13 delete

Querida MARIELZA Bastos! Eu acho que está faltando uma vírgula antes do último QUE e um ponto pausa (.) antes do E A MUDANÇA CERTA FAZ UMA GRANDE DIFERENÇA.
S,O,S ortografia como se escreve a palavra que representa um inflamação dermatológica da pele do couro cabeludo da cabeça!? obgªº .! OBGºª! certo!?

Reply
avatar
16 de março de 2014 04:24 delete

querida marielza da bahia de são salvador ! queria ter pedido sua amizade no face book, mas minha cota está no limite e mais cria-se a possibilidade de eu ter que ficar de fora do face book !!! meu e-mail é : benaria_l2015@hotmail.com.br meu face é benaria oliveira. carneirinho carneirão ... olha para o céu e olha para o chão !? bas!

Reply
avatar
Lia Frassetto
AUTHOR
7 de maio de 2014 21:35 delete

Por favor, corrija minha frase:
É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna forte e capaz para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão. A mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
Lia Frassetto
AUTHOR
7 de maio de 2014 21:36 delete

Por favor, corrija minha frase:
É preciso ter cautela ao enfrentar os obstáculos da vida, pois cada obstáculo nos torna forte e capaz para seguirmos em frente e enfrentarmos as mudanças que surgirão. A mudança certa faz uma grande diferença.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de agosto de 2014 10:28 delete

Impingem

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
29 de setembro de 2014 12:22 delete

A Tinha corporis, conhecida popularmente como 'Impingem', é doença de pele causada por fungos, que provoca pequenas vesículas de líquido claro, que depois secam e ficam amareladas ou avermelhadas, desprendendo da pele.

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 08:24 delete

Gostei muito das informações e arquivos disponibilizados!
Obrigada.

Reply
avatar
13 de agosto de 2015 08:25 delete

Gostei muito das informações e arquivos disponibilizados!
Obrigada.

Reply