Apresentação oral de trabalhos: Um terror que pode ser controlado.
Olá jovens de notório saber jurídico e reputação ilibada! Quem aqui nunca apresentou um trabalho oral, ou mais conhecido como seminário? Pois é, para alguns isso é um verdadeiro monstro a ser vencido. Então vamos lá.
Falando por mim, meu maior medo na hora de apresentar um trabalho oral é de esquecer das coisas e acabar falando besteira. Se o seu também é esse ou se parece com esse, é interessante que você estude tudo o que será apresentado previamente para que imprevistos não ocorram. Mas estude mesmo!
Se, mesmo estudando tudo direitinho, você acabar travando, ou seja, esquecendo de algo, apele para a improvisação. O que não pode ocorrer é deixar a peteca cair! Tente improvisar aquela frase do livro e depois use termos explicativos como OU SEJA, ISTO É, ASSIM, ai você fala o que você tinha esquecido e todos terminam felizes para sempre.
Outra coisa muito importante também é que você não fique escorado na parede com a cabeça baixa olhando fixamente para o papel que contém as informações de sua explicação. Isso mostra que você não se preparou devidamente e você não terá crédito nenhum. Que espécie de advogado/promotor fica preso um papel contendo as informações de seus argumentos? Leia tudo antes, use o papel apenas como um reforço caso você acabe esquecendo algo. REFORÇO, somente.
Isso pode acabar se agravando caso a pessoa seja tímida como eu, mas com o tempo isso passa! Se seu problema for esse, na verdade você não tem problema nenhum. Até quem não é tímido passa perrengue em apresentação, o que vale é você ter estudado tudo antecipadamente para que o nervosismo não acabe te atrapalhando. Com a consciência de que você sabe do assunto, tudo correrá bem e o terror da apresentação poderá ser controlado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Vai cair como uma luva para umas amigas minhas que sempre lamentam apresentações de trabalhos!
ResponderExcluirQue bom, amigo! Fico feliz em ter ajudado. :)
Excluir