4.27.2018

Conheça a BDjur: Biblioteca digital do STJ

Biblioteca digital do STJ


A dica de site hoje é direcionada para você que curte materiais gratuitos e de qualidade. Trata-se do portal da BDjur - A biblioteca digital jurídica do Superior Tribunal de Justiça.


Conforme descrição da própria biblioteca, a BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.

Lá você poderá encontrar uma infinidade de materiais dos mais variados anos, de livros a artigos científicos. Um excelente site que merece estar em sua lista de favoritos! Especialmente se no momento você está realizando pesquisas acadêmicas e necessita de boas referências.

Seguem algumas considerações (e links) sobre o acesso ao acervo e o que você irá localizar.

Artigos de acesso aberto. Nesta seção você terá acesso aos mais variados artigos científicos produzidos por pesquisadores e juristas do País.

Livros digitais. Aqui o leitor poderá acessar online ou fazer download de 133 livros no formato PDF. Esse número de livros pode aumentar com o passar do tempo - e provavelmente aumentará. São livros das mais diversas searas jurídicas.

Obras raras. Esta é uma das seções mais especiais da BDjur. Aqui o leitor poderá acessar gratuitamente online - ou até mesmo baixar o arquivo em PDF - diversas doutrinas clássicas jurídicas raras. 

Tratam-se de 107 clássicos do direito. Livros como o Tratado de Direito Alemão, de Franz Von Liszt e de Ruy Barbosa são apenas alguns dos exemplos de arquivos disponibilizados pela biblioteca do STJ.

Palestras. É possível também baixar palestras proferidas sobre os mais variados temas tratados por diversas autoridades, especialmente Ministros do STJ. O internauta tem a opção de baixar o vídeo da palestra ou acessar o PDF de transcrição do conteúdo.

Bibliografias selecionadas. Essa seção é a mais interessante para quem desenvolve pesquisas. Nela você poderá encontrar PDFs que reúnem indicações das melhores doutrinas para cada área do direito. Direito das águas, violência contra a mulher, lavagem de dinheiro, desaposentação são apenas alguns dos temas que têm bibliografia selecionada.

Cada tema desse constitui um livro. O conteúdo desse livro resume-se em indicar bibliografias consagradas acerca daquela temática. Uma verdadeira mão na roda para os pesquisadores de plantão.

Produção intelectual dos ministros do STJ. Trata-se de seção especial reservada à divulgação da produção acadêmica dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. Todos os arquivos estão em PDF e podem ser baixados ou acessados sem necessidade de cadastro algum.

Todos os links para as seções foram colocados no texto. Para acessar a seção desejada basta clicar em cima do nome citado com o mouse (caso você esteja acessando por desktop ou notebook) ou com o dedo (smartphones e tablets). O conteúdo clicável está destacado em azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Pesquisar

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Leitores online

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Não deixe de conferir

randomposts