Sobre





Henrique UjoO autor:  Oi! meu nome é Henrique Araújo e sou o diarista desse blog - ou como gosto de falar: Jusblogueiro. Sou graduando em Direito na Universidade Tiradentes - Campus Itabaiana (Sergipe). Formei em 2016.2. Já fui aluno de iniciação científica (2012/2013) e por conta disso tomei gosto pela produção acadêmica. Por isso sou pesquisador do grupo CAPES GPESD - Grupo de pesquisa educação, sociedade e Direito desde 2012.
Henrique Ujo
Eu na iniciação científica 

Fui aprovado em algumas faculdades, dentre elas: Direito - Unit (vestibular tradicional e prouni); Direito - PUC/PR (prouni); Direito - PUC/GO (Prouni); Filosofia - UFRB (2º lugar, sisu); Fonoaudiologia - UFS (2º Lugar, sisu); Relações Internacionais - UFS (4º Lugar - sisu); Psicologia - UFMS (sisu de inverno); Psicologia - UFPI (sisu).


No começo do ano de 2015 lancei meu primeiro livro como coautor, chama-se "Ensaios de Direito Constitucional: Uma homenagem a Tobias Barreto". 


Fui monitor da disciplina Direito Constitucional III (controle de constitucionalidade) -  aprovado por concurso oral em 1º lugar - durante 2015. 1. 


Sou membro do Conselho Editorial da Revista dos Monitores da Universidade Federal Fluminense (RDM/UFF), sou responsável pela seção de Direito Público.

Henrique Ujo
Apresentando TCC *u*

Também Fui estagiário - aprovado por concurso - do TRF da 5ª Região - 6ª Vara Federal da seção judiciária de meu Sergipe lindo. Tenho esse blog por hobbie e por gostar de ajudar o próximo. Já conheci pessoas incríveis por causa dele! :) Tenho um grupo de estudos no facebook e uma página lá também, ambos ramificações do blog. Trabalhei também no TJ do meu estado no gabinete da vara cível, estagiando na assessoria. 


Fui aprovado de primeira no 9º período no XIX exame da OAB, na matéria de direito constitucional. Colei grau em dezembro de 2016, cujo TCC obteve nota máxima e recomendação para publicação.


Atualmente sou professor e advogado. 


José Henrique Araújo dos Santos
Eu na tribuna como orador na cerimônia de entrega das carteiras
da OAB. Foto: reprodução/OAB Sergipe
Em minha cerimônia de entrega das carteiras fui escolhido para ser o orador dos novos advogados, foi um momento muito emocionante e meu discurso repercutiu tanto que acabou parando no site da própria OAB. Detalhe: a pedido do próprio presidente da Seccional. A minha missão é ser a mudança que espero do mundo. A advocacia tem me ensinado bastante.


Defino-me como uma pessoa do bem, que gosta de ver o sucesso alheio e que fica mais feliz ainda por saber que pude ser útil em ajudar o próximo a superar obstáculos e galgar conquistas. 
Henrique Ujo

Sou um cara caseiro, de boas, que prefere um bom livro à  uma discussão sem que o objetivo seja encontrar um fator comum (infelizmente é o que mais vemos hoje em dia, as pessoas discutem pra mostrar que estão certas e o outro está errado e não efetivamente pra solucionar um problema), não vale a pena discutir por isso. 


O blog surgiu em 2012, ano em que em entrei no curso de Direito. De lá pra cá muita coisa aconteceu, o blog passou por algumas mudanças, troquei e troco ideia com vários leitores, em sua maioria estudantes de direito e sabe de uma coisa? Gosto muito de tudo isso. 

Henrique Ujo
Fico feliz por saber que a galera curtiu e também por saber que os leitores não são apenas estudantes de direito, mas também pessoas leigas que possuem diversas dúvidas sobre algum tema do direito que ocorreu na vida delas, afinal o direito está em tudo. 


Por isso sempre que possível utilizo linguagem bem simples e direta, não só aqui mas na vida "real" também. Sou fã da filosofia que prega que a simplicidade é o último grau de sofisticação.


Gosto muito de conversar com os meus leitores. É muito interessante ver como o curso de Direito é diferente de acordo com a região do País na qual é ensinado. Além de passar dicas eu também aprendo muito com tudo isso. Então sempre que quiser trocar uma ideia comigo é só mandar eemail: diariojurista@gmail.com

Perfis nas redes: FacebookGoogle Plus| Instagram

11 comentários:

  1. Quero parabenizá-lo pelo belo trabalho, Henrique. Também sou estudante de Direito e tive uma necessidade semelhante a sua, no que diz respeito a compartilhar conhecimentos. Assim, desenvolvi um Blog no qual escrevo artigos de opinião e crônicas sobre a área jurídica. Faça uma visitinha!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Henrique!

    Fazendo algumas pesquisas sobre dicas de livros jurídicos, encontrei seu blog e estou maravilhada com a qualidade de seu conteúdo! Parabéns pela iniciativa de escrever, de compartilhar suas experiências com pessoas que, assim como eu, anseiam por um direcionamento, por uma motivação a mais em meio ao ambiente acadêmico E fiquei feliz por encontrar esse apoio aqui no Diário Jurista. Suas palavras têm me tirado do aperto ultimamente, rs.

    Um abraço.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Primeiramente muito obrigado pela visita.


      Olha, fico muito feliz por saber que o blog tem sido útil para você. Saiba que qualquer coisa estou às ordens, é só chamar. Vamos juntos.

      Abraço :)

      Excluir
  3. Olá, Henrique. Dia 18 de março, vou fazer uma prova dissertativa na faculdade, para participar de um grupo de pesquisa, o que eu escolhi é voltado para a área de Constitucional, filosofia e sociologia, pois me interesso bastante por essas áreas. Acontece que, estou um pouco nervosa, não sei bem se vou conseguir desenvolver bem. A leitura indicada é o início do livro Uma teoria da justiça de John Rawls, confesso que, estou muito receosa. Gostaria de saber se você fez alguma prova para participar de um grupo de pesquisa e, se sim, você poderia me falar um pouco como foi?. Outra questão é que, preciso aprender a organizar melhor minhas ideias, será que você poderia me dar umas dicas. Eu estou dando o meu máximo em tudo e quero dar mais e aprender muito mais, mas como você sabe tem hora que é bem difícil, mas estamos na luta. Queria conseguir participar e suas dicas sempre me ajudaram muito. Obrigada pela atenção e uma boa noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, eu estava de viagem e não pude ver antes o seu comentário. Espero que tenha se saído bem. Eu fiz provas de monitoria e também participo de grupo de pesquisa. Quanto à organização, peço que entre em contato comigo por e-mail que responderei prontamente, para podermos conversar melhor: diariojurista@gmail.com um abraço.

      Excluir
  4. Oi Henrique, sou acadêmica do 5o. Período, no momento rsrs, trab muito por isso o tempo que me sobra é quase todo voltado ao estudo e encontra seu blog foi um verdadeiro achado pra mim! Ah, também participo de sua filosofia sobre a simplicidade, adorei sua abordagem e também seu nome,afinal é o nome do meu filhote 😁, bjs e feliz formatura esse ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Henila! =)

      Primeiramente fico feliz por ter gostado do blog. Caso tenha alguma dúvida ou queira ver um tema ser postado aqui é só entrar em contato. Parabéns pelo bom gosto na escolha do nome! hehehe. Muito obrigado :)

      Excluir
  5. legal seu blog!
    mas corrija o "alergico a lactose".
    OU você é intolerante a lactose ( que é um açúcar do leite) ou você é alergico a proteína do leite de vaca
    Não existe alergia a açucares e sim a proteínas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, onde posso buscar mais informações a respeito? A vida fui diagnosticado como alérgico, não como intolerante. Abraço.

      Excluir
  6. gostei muitooooooo
    so não gostei muito do aspecto das duas frases

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Pesquisar

Diário de um estudante deDireito

No ar desde 2012 e com mais de 10 milhões de acessos, o @diariojurista figura como um espaço virtual para a comunidade acadêmica e não acadêmica também. Com textos objetivos e com linguagem simples, visa compartilhar informações, resumos, notícias, dicas e troca de ideias a quem por elas se interessar. Quem escolheu o Direito será um eterno estudante.




Leitores online

Fale comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *

Não deixe de conferir

randomposts